SES-AM inicia pesquisa do SUS com os servidores da saúde

A iniciativa é uma descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos estados do Brasil

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deu início neste mês de abril a uma pesquisa do Sistema Único de Saúde (SUS) com os servidores da pasta. O levantamento tem por objetivo ouvir o servidor da saúde do Amazonas, colher informações que vão gerar dados para serem usados em pesquisas e estudos científicos, contribuindo diretamente na melhoria dos serviços de assistência.

 A iniciativa é uma parceria entre a SES-AM e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para a 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), do Ministério da Saúde (MS).

O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada UF brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais.

A diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde – DGTES/SES-AM, Fabiana Gurgel, destacou que a ação conta com o apoio da secretária de Saúde de Estado, Nayara Maksoud, que possui uma ampla experiência na área de saúde, educação e pesquisa, e que sempre valoriza atitudes que buscam melhorias nas ações de saúde do Estado.

“O programa é uma iniciativa para apoiar as pesquisas no setor da saúde. Os eixos temáticos identificados servirão de base para linhas de pesquisas científicas da área da saúde no Estado do Amazonas, em parceria com as Fundações de Saúde e Instituições de Ensino Superior que possuem convênio com a SES-AM”, declarou Gurgel.

Como abertura do processo, o DGTES/SES-AM, por meio da Gerência de Educação na Saúde e Humanização, que tem como responsável a servidora e professora Francileide Bindá, já realizou visitas aos Departamentos de Ensino e Pesquisa das Fundações Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), bem como ao Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPS) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, com intuito de conscientizar os servidores a responder a pesquisa.

A pesquisa será realizada por meio de um formulário disponível do dia 11 ao dia 21 de abril, por meio do link:  

https://forms.office.com/r/RK66nbu3yY.