Servidores do 28 de Agosto participam de treinamento da metodologia Lean

Com intuito de aprimorar constantemente o atendimento aos pacientes do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, servidores da unidade participaram, nesta quinta-feira (11/04), de treinamento sobre a metodologia Lean. A implementação das técnicas da ferramenta irá otimizar os serviços e atendimentos na unidade.

O Lean é um método de gestão de processos que tem como objetivo evitar falhas e desperdícios, focando no essencial para melhorar a qualidade do serviço.

O Lean Heath é utilizado em clínicas, consultórios e hospitais para identificar exatamente onde estão ocorrendo processos desnecessários ou redundantes e eliminá-los.

A coordenadora do Departamento de Cirurgia-Geral do 28 de Agosto, a médica Jhennyffer Boritza, que conduziu o treinamento, explicou que o aperfeiçoamento contínuo nos serviços de assistência em saúde oferecidos à população é o principal objetivo da implantação da metodologia Lean na unidade hospitalar.

“A ideia é trazer para a nossa equipe o entendimento do que é essa filosofia de gestão e exemplificar quais são os pontos que a gente vai atuar, mostrando que o processo, dentro do cuidado e saúde, tem importância, tanto quanto a execução do cuidado de fato. Temos uma assistência adequada para os nossos pacientes, entretanto estamos buscando melhorar cada dia mais os nossos procedimentos”, explicou.

Jhennyffer Boritza disse, ainda, que o treinamento para a aplicabilidade da ferramenta será constante. “Dentro dessa filosofia de gestão nós temos algumas ferramentas que podemos aplicar em diversos momentos, iremos continuar a desenvolver esses campos para adequar ainda mais o nosso trabalho”, concluiu.

Secretária Mônica Melo, diretora do HPS 28 de Agosto, Ellen Gadelha e cirurgiã Jhennyffer Boritza

 Fotos: Evandro Seixas