Secretários municipais de Saúde discutem objetivos do Plano Estadual de Saúde
A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) realizou, na manhã desta terça feira (30/07), na sala de treinamento da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), uma oficina com secretários municipais e representantes de cada região para ampliação das discussões sobre os objetivos que compõem o Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023.
Durante a manhã, os representantes de 12 municípios (Manaus, Boca do Acre, Rio Preto da Eva, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Barcelos, Autazes, Santa Isabel do Rio Negro, Uarini, Manacapuru e Barreirinha) puderam levantar os maiores desafios e possíveis soluções para a gestão do SUS em seu município e região, além de acompanhar os trabalhos realizados pelos servidores da Susam e fundações vinculadas durante as oficinas anteriores.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Boca do Acre, Manoel Barbosa de Lima, é importante a participação dos municípios para que as ações consigam ser efetivas em todas as regiões do Estado. “É uma oportunidade de trazer as contribuições e as demandas dos municípios para que, junto com o Estado, consigamos construir um plano que também é de interesse do interior”, comentou.
A partir desta oficina, busca-se realizar os alinhamentos levantados pelos representantes municipais para subsidiar a construção do Plano Estadual de Saúde, além das diretrizes do Plano Plurianual (PPA), da 8ª Conferência Estadual de Saúde. O cronograma de elaboração do plano ainda inclui novas oficinas com os municípios.
FOTO: João Pedro Souza / Susam