Secretário Pedro Elias discute liberação de recursos de convênios com o Ministério da Saúde
O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (6), em Brasília, com o assessor especial do Ministério da Saúde, José Carlos de Souza Jorge, para tratar da liberação de recursos, referentes a convênios da Secretaria Estadual de Saúde com o órgão federal. “Foi um encontro muito importante e produtivo. Conseguimos alinhar algumas pendências e, em breve conseguiremos a liberação de recursos relativos a convênios já firmados, o mais urgente deles destinado à aquisição do equipamento de braquiterapia, para a Fundação Cecon, que reforçará o serviço destinado ao tratamento de câncer de colo de útero”, disse Pedro Elias.
O secretário também disse que outro convênio importante, que deve ser agilizado a partir da reunião desta quinta-feira com o assessor especial do Ministério, contempla a área de urgência e emergência. “Este convênio, no valor aproximado de R$ 16 milhões, se destina a equipar os hospitais de urgência e estava pendente. Voltando para Manaus vamos ultimar as providências para obter a liberação dos recursos”, afirmou Pedro Elias.
Nesta sexta-feira (7), Pedro Elias segue para São Paulo, onde participa, pela manhã, da abertura do Fórum de Telerradiologia do Conselho Federal de Medicina. “Hoje, o Amazonas tem um trabalho muito importante nesta área, que funciona a partir da Central de Laudos montada na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, e que atende o interior do Estado, dando suporte à rede de hospitais da Susam, nos municípios”, frisou o secretário.
À tarde, ele tem reunião agendada no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, com o superintendente de Ensino da instituição, Roberto Padilha e com a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCor), Bernadete Weber. Na pauta dos encontros estão projetos de formalização de parceria para ampliar o Programa de Telemedicina do Estado, com ênfase, principalmente, nas ações de prevenção ao câncer de colo uterino e, também, na criação de programas de educação em saúde.“Especificamente na reunião com a diretora do HCor, vamos discutir uma nova fase do programa de capacitação em cardiopediatria, desta vez com ênfase nos pediatras intensivistas neonatais, para ampliar o atendimento deste serviço na rede, especialmente no que diz respeito às cirurgias”.