Residentes do Centro de Reabilitação participam de exposição de artesanato e biojoias
Os residentes do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, do Governo do Estado, estão participando da Feira de Economia Solidária e Conferência Temática Livre de Saúde Mental, que está sendo realizada no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O evento teve início nesta quarta-feira (28) e se estende até sábado (31).
“Nós estamos com um stand onde estão expostos os primeiros materiais produzidos pelos residentes do Centro de Reabilitação. São peças produzidas durante as oficinas de artesanato e biojoias”, explica o secretário de estado de saúde, Wilson Alecrim.
O secretário destaca que os trabalhos nas oficinas fazem parte do acompanhamento e da terapia desenvolvida no Centro, além de ser uma forma de preparar o residente para que tenha uma fonte de renda quando terminar o tratamento.
Os residentes são orientados por profissionais da área, mas ficam livres para usar a própria criatividade na produção das peças, como cordões, pulseiras, tiaras e brincos. “No centro não somos obrigados a fazer nada, mas optamos por querer aprender novas atividades e assim garantir às nossas famílias uma renda, agora e no futuro”, disse um residente, que pediu para não ter o nome revelado.
Além dos cursos de artesanato e biojoias, o Centro também disponibiliza oficinas de corte e costura, panificação e confeitaria, informática e música. “São atividades terapêuticas, mas também tem o cunho profissionalizante, pois nossa intenção é que sirva para que a pessoa tenha uma fonte de renda no futuro”, explica a coordenadora estadual de Saúde Mental, Maria de Lourdes Siqueira.
A professora de biojoias do Centro de Reabilitação, Solange Araújo, conta que os residentes participam ativamente das aulas, fazem os trabalhos e alguns já pensam em montar seu próprio negócio, no futuro. “Muitos alimentam o sonho de ter seu próprio negócio e estão amadurecendo essa ideia aqui”.