Residência Médica de Ortopedia da FHAJ obtém 100% de aprovação

O serviço de Ortopedia e Traumatologia da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), obteve 100% de aprovação dos seus médicos residentes no 43º. Exame de Obtenção do Título de Especialista (TEOT), realizado no período de 10 a 11 de janeiro pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em Campinas, interior de São Paulo.

Os três médicos inscritos pela FHAJ – Adan Martin Pereira da Silva, Daniel do Nascimento Oliveira e Lucas Inoue Coutinho – foram aprovados. O Exame é constituído em cinco partes (com pesos diferenciados): exame escrito, oral e físico, além de prova de habilidades e trabalho científico. Segundo a SBOT, mais de 700 médicos de todo Brasil participaram do Exame.

Para o diretor-presidente da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro de Souza, a Fundação demonstra a seriedade com que o Governo do Estado do Amazonas trabalha a formação médica. “Estamos formando especialistas para atender nossa população com todos os recursos médicos disponíveis, primando pela qualidade e pela formação científica. Somos hospital-escola certificado pelo Ministério da Educação, MEC. O resultado demonstra o afinco do trabalho na Residência Médica em Ortopedia”.
O supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da FHAJ, Dr. Nilton Orlando, destacou que este é o terceiro ano que a Fundação foi habilitada a enviar residentes para o exame. “Esta prova é muito importante. Pela terceira vez, obtivemos sucesso. Agora estes médicos são membros titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia”, disse.

O médico Nelson Henrique, chefe do Serviço de Ortopedia da FHAJ, salientou ainda que pela primeira vez, o TEOT realizou prova técnica de habilidades cirúrgicas em artroscopia. “Este ano, o residente precisou comprovar que sabe fazer cirurgia minimamente invasiva, na qual o profissional opera com diminutos instrumentos cirúrgicos que penetram por pequenas incisões no organismo do paciente, guiado por imagens de vídeo”, destacou o Dr. Nelson Henrique.