Representantes de unidades da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participaram nos dias 9, 10 e 11/04 do 2° Encontro do Projeto Paciente Seguro. O evento foi realizado em Brasília pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (PROADI-SUS).
Representantes do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) , do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) e Fundação Hospital Adriano Jorge participaram de oficinas de” ciências da melhoria” a fim de tornar os hospitais lugares mais seguros e livre de danos aos pacientes.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital João Lúcio, a enfermeira Catarina Guimarães, participar do Projeto Paciente Seguro traz muitas oportunidades de melhorias para a Unidades de Saúde. “Busca-se implementar diversas formas de melhorar os processos de trabalho, como protocolos de higienização das mãos, prevenção de lesão por pressão e quedas, incentivar a comunicação efetiva entre profissionais, formas de identificação Segura dos pacientes, dentre outros”.
O objetivo da participação é identificar ações para a implantação de práticas seguras a integração e articulação multiprofissional nos processos melhoria no dia-a-dia das Unidades de Saúde do Estado, assim como assinar o termo de compromisso. A participação no evento também promove a troca de experiências e o aprendizado das instituições participantes e a difusão de informações para a educação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).