Renais crônicos fazem caminhada nesta quinta-feira
A Associação dos Renais Crônicos do Amazonas promove uma caminhada, nesta quinta-feira (26), a partir das 8h, chamando a atenção da população para a importância da doação de órgãos, para quem está à espera de um transplante. A iniciativa faz parte da programação da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, evento que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
A programação, que começou na segunda-feira (23), prossegue até sexta-feira (27), Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a programação especial tem a finalidade de reforçar as informações sobre o processo de doação de órgãos e, desta forma, estimular que um número cada vez maior de pessoas se declarem como doadoras.
Como parte da programação, nesta quarta-feira (25), as atividades serão destinadas ao processo de sensibilização das Comissões Intra-Hospitalares, formadas para coordenar as ações relacionadas à doação e transplantes de órgãos. A programação ocorrerá internamente nos Hospitais João Lúcio, 28 de Agosto, Platão Araújo, Francisca Mendes e Adriano Jorge.
Na quinta-feira (26), a partir das 10h, uma equipe da Central de Transplantes do Amazonas levará orientações sobre o tema aos frequentadores do Amazonas Shopping, onde será montado um estande de informação e distribuição de material impresso. Neste mesmo dia, a Associação dos Renais Crônicos do Amazonas promoverá a caminhada, que terá como ponto de concentração a Clínica Renal, que fica na av. Castelo Branco, Cachoeirinha.
Na sexta-feira (27), quando é comemorado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, uma celebração ecumênica em homenagem aos doadores, será realizada, a partir das 19h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado, marcando o encerramento da semana de conscientização.
Rins e córneas – No Amazonas, a rede pública de saúde já realiza transplantes de rins e de córneas. No caso dos transplantes de rins, o procedimento é realizado tanto entre doadores vivos como a partir de doador falecido. No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes.
No Estado, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e até agosto deste ano somava 230 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em 2011 e 67 procedimentos desse tipo já foram realizados, graças ao gesto de 39 famílias, que autorizaram a doação.
Em relação ao transplante de córneas, o procedimento começou a ser realizado no Estado a partir de 2003, com a realização de 992 cirurgias até o último mês de agosto.
O secretário Wilson Alecrim destaca que o Estado também está se preparando para iniciar a realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, e de coração, no Hospital Francisca Mendes.