Pronto-Socorro da Zona Sul realiza palestras na Semana da Enfermagem

A programação da Semana da Enfermagem, que está acontecendo no Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), desde o início da semana, prossegue nesta quarta-feira (13), com várias atividades. Às 9h, no auditório da unidade, será apresentado um painel com “Relatos de Experiência do Projeto Socorrista Mirim da Liga do Trauma”. Este projeto é uma ação desenvolvida por acadêmicos das Universidades Federal e Estadual do Amazonas (Ufam e UEA), que leva às escolas treinamentos sobre primeiros-socorros. Na segunda-feira (11), a programação já havia abordado temas relacionados à Saúde da Mulher, em palestra ministrada pela enfermeira Lúcia Marques.

Durante o ciclo de palestras, que é destinado aos técnicos de enfermagem e enfermeiros, outros assuntos relevantes estão sendo abordados, como é o caso da Política Nacional de Segurança do Paciente; Indicação e cuidados da enfermagem na manutenção do catéter central de inserção periférica (PICC); vitalidade do profissional de carreira, entre outros.

Na programação desta quarta, às 14h, está agendada a palestra sobre Sensibilização das Mãos e Cuidados do Enfermeiros nas Coletas Laboratoriais, proferida pela farmacêutica microbiologista Ana Lúcia Stone.

Na quinta-feira o tema será “Cuidados de Enfermagem com microorganismos multirresistentes, higienização das mãos, cuidados na antibioticoterapia e uso adequado dos dispositivos intravenosos”, que ministrada pela farmacêutica-bioquímica Vivian do Nascimento Pereira. Às 15h, o tema será “Manuseio Operacional de bomba de infusão”, em apresentação feita pelo técnico Bruno Campo, da empresa Dani Produtos Hospitalares.

Na sexta-feira, às 10h, o “Acolhimento com Classificação de Risco, conceito, protocolo utilizado e vantagens para os serviços de urgência e emergência” é o tema que abre a programação, pela manhã. À tarde, a enfermeira hematologista Jucilene Pereira dos Santos, especialista em terapia intensiva, irá falar sobre o “Atendimento à criança em parada PCR – cuidados de enfermagem na RCP”.