Programa de Residência Médica da FMT forma mais 22 especialistas
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realiza na segunda-feira (29), às 9h, a solenidade de formatura de mais 22 especialistas do Programa de Residência Médica da instituição. A diretora-presidente da FMT, pesquisadora Graça Alecrim, destaca que 11 dos novos especialistas integram a primeira turma da Residência Multiprofissional, implantada em 2014 e que tem a parceria institucional da Universidade Nilton Lins.
Além da solenidade de titulação dos novos especialistas, no evento de segunda-feira, que acontecerá no auditório Luiz Montenegro, da FMT, também serão recepcionados os 29 novos residentes da instituição, aprovados na seleção realizada no final do ano passado pela Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam). Dezesseis deles cursarão a Residência Médica, distribuídos nas especialidades de Infectologia, Dermatologia, Medicina Tropical, Pediatria e Hepatologia. Os outros 13, a Residência Multiprofissional, voltada para profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Bioquímica e Farmácia.
Implantado em 1983, o Programa de Residência Médica da FMT já titulou 102 especialistas, incluindo os 22 que se formam nesta segunda-feira. “Erguida sobre o tripé da Assistência, Pesquisa e Ensino, a Fundação de Medicina Tropical tem o compromisso de contribuir na formação de recursos humanos de alta especialidade na área da saúde, num trabalho que abrange desde a iniciação científica até a pós-graduação, incluindo os cursos de Mestrado, Doutorado e Residência Médica”, afirmou Graça Alecrim.