Profissionais do Mais Médicos recebem treinamento em Manaus
Até a próxima sexta-feira (1º), os profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que chegaram a Manaus esta semana, estarão participando de um treinamento organizado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgãos do Governo do Estado. Nesta terça-feira (29), durante a abertura do curso, no auditório do Centro Universitário Nilton Lins, o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destacou que, agora, já chega a 207 o número de médicos enviados ao Estado para reforçar o atendimento na Atenção Básica. Somente este último grupo, composto por 113 profissionais, irá contemplar 37 municípios do interior do Estado, além da capital e de dois Distritos de Saúde Especiais Indígenas (DSEIs).
Nossa expectativa é que, até dezembro, alcancemos o número de 400 médicos enviados pelo programa do Governo Federal e, até abril de 2014, esse total seja de 600 médicos”, disse Alecrim. Ele lembrou que o Governo do Estado está destinando R$ 6,5 milhões para aquisição de equipamentos que irão contribuir para melhorar a infraestrutura de atendimento de Unidades Básicas de Saúde do interior do Estado. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento da União. “Há um esforço conjunto sendo realizado com o objetivo de assegurar a presença dos médicos em áreas onde a cobertura dos serviços de saúde precisa ser reforçada e isto passa pelos investimentos em infraestrutura”, salientou o secretário.
O treinamento que os médicos iniciaram nesta terça-feira, antes de assumir suas funções nos municípios, tem a finalidade de repassar aos profissionais indicadores atualizados das doenças típicas da região, os respectivos protocolos de atendimento adotados na rede de atendimento do Estado, o mapa de sazonalidade dessas doenças, inclusive considerando os períodos de cheia e seca dos rios, os acidentes com animais peçonhentos – que fazem parte da realidade de atendimento principalmente em áreas ribeirinhas –, entre outros temas. “Também estaremos passando informações sobre o funcionamento do programa de Telessaúde e do Sistema de Regulação, o chamado Sisreg, com os quais os médicos terão contato na rotina de trabalho”, destacou Alecrim.
O secretário municipal de Saúde de Manaus, Evandro Melo, participou da abertura do treinamento na manhã desta terça-feira. A capital ficará com 15 dos 113 médicos que chegaram ao Estado no último final de semana. “Não temos dúvida de que o reforço representado pela chegada desses profissionais terá um impacto positivo importante na melhora dos indicadores de saúde na capital e nos municípios do interior do Estado, muitos dos quais não conseguiam contar, até aqui, com a presença sistemática de um médico”, disse Evandro. Para o gestor, o programa do Governo federal dará uma contribuição importante às ações que vêm sendo executadas pela Prefeitura de Manaus com a finalidade de ampliar significativamente a cobertura dos serviços da Atenção Básica, tornando-a mais resolutiva para reduzir a pressão sobre os serviços de emergência e a rede hospitalar.
O prefeito do município de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, também esteve na abertura do curso ministrado pela Susam para os médicos. Nosso município tem 80% de sua população formada por indígenas e figura entre os municípios brasileiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Temos enormes desafios e, na área da saúde, necessitamos muito do reforço que está sendo dado pelo programa, afirmou.
A solenidade de abertura do treinamento contou com também com a presença de Ana Darla de Araújo, representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde; do capitão-de-corveta da Marinha, Alexandre de Araújo – é a Marinha que executará a logística de deslocamento dos médicos para seus municípios de atuação, a partir da próxima sexta-feira –; a diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV), Graça Alecrim; o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque; e Sara Riça, representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).