Pedro Elias integra comitiva do ministro da Saúde, em visita a aldeia indígena, no Alto Solimões
O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, cumpre agenda com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Tabatinga, nesta sexta-feira (06). O ministro vai ao município participar de cerimônia de entrega de equipamentos médicos hospitalares ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Solimões. Pedro Elias foi convidado a integrar a comitiva, que seguirá para a aldeia indígena Belém do Solimões.
No encontro, Pedro Elias vai reforçar o apelo para correção das desigualdades regionais, no repasse de recursos para média e alta complexidade. O Norte recebe abaixo da média nacional e o Amazonas teve uma queda significativa nos repasses, que já chegaram a representar 40% do que é investido no setor, e hoje estão em torno de apenas 20%.
Na semana passada, durante a participação de Marcelo Castro na assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Pedro Elias foi encarregado pelos colegas dos Estados do Norte de falar em nome da região, na saudação ao ministro, que está no cargo há menos de um mês. Na ocasião, o secretário amazonense já havia expressado a preocupação dos gestores com o tema. Estamos alinhados e determinados a empreender uma luta para que esta desigualdade histórica, que tanto nos penaliza, seja corrigida, frisou Pedro Elias.
No caso específico do Amazonas, um assunto para o qual Pedro Elias quer maior apoio por parte do Ministério, é o transporte aeromédico, que dá um suporte essencial à assistência prestada pelo Governo do Estado, nos municípios do interior. Nossos gastos com este serviço são elevadíssimos e precisamos contar com a sensibilidade do Ministério, no sentido de compartilhar conosco esses custos, disse o secretário.
Reunião da CIR – Na ida a Tabatinga, Pedro Elias também participará da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Alto Solimões e terá reunião com a secretária-executiva do Consórcio de Saúde do Alto Solimões (Asavida), Valderice Leite. Nesta reunião, vamos discutir algumas questões a serem priorizadas na programação do consórcio, em 2016, disse o secretário. Ele também vai aproveitar a estada no município para realinhar alguns pontos do convênio que a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) mantém com o Hospital de Guarnição do Exército, no município.