Outubro Rosa 2019 alerta sobre tratamento personalizado
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizará, na próxima terça-feira (1º/10), às 18h, a abertura oficial da 10ª edição do Movimento Mundial Outubro Rosa. Neste ano, serão promovidas ações de conscientização sobre a importância do tratamento individualizado e personalizado, com respeito aos direitos e a identidade de cada mulher com câncer de mama. O evento ocorrerá no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
A abertura oficial do Movimento Mundial será marcada pela iluminação da fachada do Teatro Amazonas com a cor rosa, simultaneamente com outros monumentos da capital e do interior. Com o tema “Me trate direito, para cada paciente um tratamento” e a hashtag #MetrateDireito, os organizadores esperam demonstrar que cada paciente necessita de tratamento segundo suas próprias características, assim, como a identidade de cada indivíduo que é única.
Histórico – No Brasil, o Movimento Mundial Outubro Rosa é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) há 11 anos. O Movimento ocorre há 10 anos no Amazonas e é coordenado pelo Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-AM). A FCecon, referência na região Norte no tratamento de câncer, é responsável por coordenar as ações nos municípios do interior.
Identidade – Conforme a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, a medicina avançou no tratamento do câncer de mama, mas é preciso facilitar às mulheres o acesso a esses serviços. Ela explicou que atualmente o tratamento é personalizado conforme os subtipos tumorais, diferentemente de alguns anos atrás.
Programação – Durante todo o mês de outubro, serão intensificadas as mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da realização de palestras em empresas do Distrito Industrial, hospitais, igrejas e escolas da capital e do interior. Segundo Marília Muniz, as atividades contarão com a participação de profissionais voluntários, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
As ações de sensibilização sobre a prevenção do câncer de mama, segundo Muniz, iniciam antes do dia 1º de outubro com palestras e estandes, por exemplo, na Secretaria Municipal de Finanças (Semef), na próxima segunda-feira (30/09). A coordenadora lembrou também que a programação vai contar com o tradicional passeio do ônibus articulado rosa pelas principais ruas da cidade no primeiro e último dia do Movimento Mundial, e com a “Caminhada das Vitoriosas” na orla da praia da Ponta Negra.
Câncer de mama – O diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, alertou que o câncer de mama é o mais comum no Brasil e o terceiro mais incidente no Amazonas. Ele lembrou que os moradores do interior do estado são os que mais utilizam os serviços da unidade hospitalar para o tratamento desse tipo de doença.
O mastologista explicou que o câncer de mama consiste no crescimento desordenado das células da mama, de forma rápida e anormal, destruindo as células saudáveis do tecido mamário. “Há vários tipos de câncer de mama, com comportamentos distintos e características próprias, por isso, o tema do Movimento Mundial Outubro Rosa alerta para a necessidade também do tratamento diferenciado para cada mulher”, frisou.
Predisposição – O senso comum aponta para o câncer de mama como uma doença hereditária, contudo o médico especialista ressaltou que não procede. Ele explicou que 90% desse tipo de neoplasia tem o desenvolvido associado a outros fatores – obesidade, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo, estresse, dentre outros.
“Existem situações singulares que aumentam as chances de desenvolvimento do câncer, por exemplo, o pai com câncer de mama, a mãe e irmãs e/ou a mãe teve a neoplasia nos dois seios. São casos que exigem uma atenção maior. Todavia, são exceções”, alertou o médico especialista.
Mitos – É preciso também desmistificar para a população que o uso de desodorante, à noite, pode causar câncer de mama. “Isso não existe. As pessoas precisam buscar a felicidade, evitar o estresse, fazer exercícios e ter uma boa alimentação”, disse o médico especialista.
Diagnóstico – A mamografia, a partir dos 40 anos, é o método indicado para rastreio do câncer de mama, que reduz em até 40% as mortes por esse tipo de neoplasia. O exame deve ser feito anualmente. As pessoas com histórico de câncer na família devem iniciar o rastreio a partir dos 35 anos.
Programação do Movimento Mundial Outubro Rosa
● Dia 1º de outubro – Abertura oficial do Movimento Mundial Outubro Rosa, no Largo de São Sebastião, com a iluminação da fachada do Teatro Amazonas;● Dia 4 de outubro – palestra no Hospital Beneficente Portuguesa;
● Dia 9 de outubro – palestra na empresa LanaPlast;
● Dia 10 de outubro – palestra na Procuradoria Geral do Município;
● Dias 11 e 14 de outubro – palestra na Secretaria Municipal de Finanças;
● Dias 16 e 21 de outubro – palestra na Musashi;
● Dias 17 e 18 de outubro – palestra na Digitron;
● Dia 19 de outubro – será montado um estande no Santuário de São José Operário, na rua Visconde de Porto Alegre, bairro Praça 14;
● Dia 28 de outubro – palestra na Yamaha Motor;
● Dia 29 de outubro – palestra na empresa Portal Vidros;
● Dia 30 de outubro – encerramento com a tradicional “Caminhada das Vitoriosas”, que ocorrerá na orla da praia da Ponta Negra.