Opas vai retomar parceria com o Governo do Amazonas para modernização da Cema

A Organização Pan Americana de Saúde (Opas) aceitou a proposta do Governo do Estado de retomar a parceria que há 20 anos resultou na criação da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), na também gestão do governador Amazonino Mendes. Desta vez, a cooperação técnica será para assessorar  a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) no processo de reconstrução  e modernização do modelo de logística de medicamentos e insumos hospitalares no Amazonas.
A garantia da retomada da parceria foi dada pelo representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, em visita a Cema na tarde desta quarta-feira (30/06). Na companhia do secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, e do presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, Molina também esteve na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), com quem a Opas também demonstrou interesse em estabelecer parcerias para cooperação mútua, da mesma forma que já mantém com a Fundação Alfredo da Matta (Fuam). 
Durante a visita à Cema, Molina informou que irá enviar técnicos da organização ao Amazonas, com o propósito de retomar a parceria. “A Opas tem muito interesse em apoiar esta experiência que está sendo feita aqui.  A logística de medicamentos é uma área que nos  interessa na Amazônia, devido às particularidades da região. Aprender com a experiência local e promover o intercâmbio é benéfico aos dois lados” , disse Molina, ao confessar ter ficado impressionado com o nível de tecnologia já empregado pelo Governo do Amazonas. 
Durante a visita, o coordenador da Cema, Olavo Tapajos,  apresentou  a Molina os processos de gestão que já foram empregados pelo atual governo e que permitem o controle sobre a situação financeira administrativa e também já trazem resultados práticos para os usuários que precisam de medicação dispensada pelo órgão, como o agendamento da entrega. 
O secretário Francisco Deodato disse estar confiante de que a vinda da Opas ajudará, e muito, no processo que vem sendo conduzido pelo Governo do Amazonas, de reconstrução da Cema e da saúde no Estado. 
“É uma grande satisfação para o Governo  do Amazonas que o principal representante da Opas no Brasil  tenha aceito o nosso convite para vir aqui e, depois de apresentarmos o que estamos fazendo aqui, ele aceitar o nosso convite”, disse o secretário, ao lembrar que há 20 anos aconteceu da mesma forma. Na ocasião, a Cema foi criada com base em projeto de logística que a Opas ajudou a criar, na Holanda.
“A questão da logística de medicamentos, do abastecimento, é hoje  um dos pontos estratégicos e primordiais da nossa gestão. Este projeto, que foi concebido por técnicos da Opas lá atrás, é que hoje ainda suporta a demanda do Estado. É um projeto que precisa ter, nesse momento, todo o apuramento técnico”, destacou.