Maternidades da rede estadual realizam programação para as Mães

Maternidades do Governo do Estado estarão realizando, a partir desta quarta-feira (8), atividades especiais alusivas ao Dia das Mães, que será comemorado no domingo (12). A programação inclui ações de educação em saúde, atividades culturais, homenagens e celebrações religiosas. “É uma data importante para reforçarmos orientações sobre a saúde da mulher e, principalmente, sobre os cuidados com a saúde das gestantes nas fases do pré-natal, parto e pós-parto”, disse o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim.

O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), localizado na zona Centro-Sul, abre a programação especial, nesta quarta-feira (8), com uma manhã de atividades voltadas para as mães albergadas (que estão acompanhando os filhos internados na maternidade); puérperas que participam do projeto Mãe Canguru; mães doadoras do Banco de Leite Fezinha Anzoategui (que funciona na unidade), grávidas vinculadas à maternidade e servidoras do Instituto. A ação tem a parceria dos Correios.

A gerente de Enfermagem do Instituto, Gracimar Gama, conta que as convidadas serão recebidas, às 8h, com uma sessão de música. Em seguida, às 8h30, assistirão a uma palestra proferida pelo médico mastologista Luciano Brandão, que integra o quadro da Fundação Cecon e é coordenador técnico do Programa de Saúde da Mulher do SESI/AM. “Ele falará sobre o tema “O Ser Feminino na Maturidade”.

Às 10h, após um intervalo com coquetel, as convidadas participam do “Espaço Saúde”. Gracimar fará uma apresentação sobre todos os serviços prestados pelo Instituto e prestará uma homenagem à mãe que mais doou leite ao Banco de Leite da Unidade. A partir daí, as participantes da atividade terão acesso a serviço de vacinação contra a gripe e febre amarela e poderão conferir estandes com exposição de produtos alimentícios naturais, livros sobre qualidade de vida, produtos de estética facial, entre outros.

No domingo – As mães do primeiro bebê do sexo feminino e do sexo masculino que nascerem no dia 12, na Maternidade Nazira Daou, na zona Norte, vão receber um kit-enxoval de presente. As demais crianças que nascerem no decorrer deste dia, ganharão como lembrança fraldas descartáveis. A ação tem o apoio da Rede Amazônica e já se tornou tradicional na unidade.

A Maternidade Ana Braga a programação também será realizada no domingo. Trezentas rosas serão distribuídas durante todo o dia para as grávidas e puérperas internadas ou atendidas na unidade. A mãe da primeira criança que nascer domingo, ganhará de presente um carrinho para o seu bebê, doado pelo Grupo Bemol.

“Às 8h vamos realizar um culto ecumênico no auditório da Maternidade, para servidores e pacientes que possam participar da celebração. Além do dia das mães, estaremos também comemorando o aniversário de 9 anos de inauguração da maternidade”, explicou a diretora da unidade, Ana Maria Souza.