Maternidade Balbina Mestrinho renova título de Hospital Amigo da Criança.

A Maternidade Balbina Mestrinho, do Governo do Estado, teve renovado o título de Hospital Amigo da Criança após avaliação periódica concluída esta semana pelo Ministério da Saúde. O título, concedido pelo Ministério em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é atribuído aos estabelecimentos de saúde que adotam a rigorosa estratégia de apoio e estímulo ao aleitamento materno, conhecida como “Os Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que o aleitamento materno é considerado uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. “Por isso há um esforço coordenado, em todas as maternidades da rede estadual, para reforçar as ações de estímulo à amamentação, como parte integrante da política de redução das taxas de mortalidade infantil”, frisa o secretário.

Todas as seis maternidades da rede estadual já foram credenciadas com o título de Hospital Amigo da Criança. A última a obter a certificação foi o Instituto da Mulher Dona Lindu, unidade que o Governo do Estado inaugurou em meados de 2010 e que imediatamente iniciou o processo para o credenciamento ao título, meta alcançada em novembro do ano passado.

A tradicional Maternidade Balbina Mestrinho – que foi a primeira da rede pública do Estado e tem mais de 50 anos de serviços prestados à população – ganhou novas instalações no ano passado, resultado de investimentos da ordem de R$ 15 milhões. A nova maternidade foi construída ao lado do prédio antigo, no bairro da Praça 14 e ganhou um ambiente mais acolhedor, mais moderno e melhor equipado, observando as diretrizes de Rede Cegonha para o parto humanizado. “A renovação do título de Hospital Amigo da Criança estimula a toda a equipe da maternidade a continuar avançando neste modelo de atendimento que prevê a assistência integral à saúde da mãe e do recém-nascido”, afirma o diretor da unidade, médico Marco Lourenço Silva.

Critérios – Idealizado pela OMS e pelo Unicef, em 1990, o título de Hospital Amigo da Criança (HAC) foi incorporado pelo Ministério da Saúde em 1992 e, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, capacita profissionais, avalia e estimula a rede hospitalar a cumprir pré-requisitos para a obtenção do credenciamento. Entre esses requisitos está o funcionamento de um comitê de investigação de óbitos maternos, infantis e fetais e a adoção dos chamados “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Os Dez Passos incluem: o treinamento de toda a equipe para a implementação de normas específicas de estímulo, promoção e apoio à amamentação; a prática do alojamento conjunto (permitir que mães e bebês fiquem juntos 24 horas por dia); a realização permanente de ações educativas com as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno, entre outros.