Instituto da Criança participa de capacitação de projeto do Ministério da Saúde, em São Paulo
Iniciativa integra o programa “Saúde em Nossas Mãos”, com foco na segurança do paciente em UTIs

O Instituto da Criança do Amazonas (Icam), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participou, nos dias 15 e 16 de julho, de uma sessão de aprendizado presencial em São Paulo. Promovida pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), a capacitação integra a estratégia “Saúde em Nossas Mãos”, voltada à segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais.
O evento reuniu instituições de referência nacional em atendimento infantil de todo país e teve como objetivo aprimorar os protocolos e práticas assistenciais, com foco na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).
De acordo com a diretora do ICAM, Geyse Miranda, a capacitação fortalece o compromisso com a segurança dos pacientes. “A troca de experiências e a adoção de metodologias comprovadas contribuem diretamente para a melhoria contínua dos nossos processos, trazendo impactos reais na qualidade do atendimento e na redução de riscos assistenciais aos nossos pequenos pacientes”, afirmou.
A iniciativa tem como meta reduzir, no período de dois anos, em 50% a incidência de infecções, com impacto direto na preservação de vidas e na qualificação do cuidado prestado nas UTIs.
Durante a capacitação, foram apresentados estudos de caso e aplicada a metodologia do “modelo de melhoria”, do Institute for Healthcare Improvement (IHI), que incentiva testes em pequena escala, com aprendizados progressivos. A programação incluiu oficinas técnicas voltadas ao controle de infecções hospitalares, higiene das mãos, análise de indicadores e custeio.
A participação ativa do Icam, ao lado da Beneficência Portuguesa de São Paulo e de outras instituições, reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a excelência na saúde pública e com a construção de uma cultura sólida de segurança do paciente, garantindo mais qualidade e cuidado às crianças amazonenses.