Governo promove campanha de atualização da vacinação infantil
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) realizará, no período de 24 a 30 de agosto, a campanha de multivacinação infantil, com o objetivo de atualizar o calendário de imunização das crianças menores de cinco anos, que ainda estão com o esquema incompleto. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, anuncia que o Governo do Amazonas está recebendo, do Ministério da Saúde (MS), o reforço de 560 mil doses de vacinas, que compõem o calendário básico e serão distribuídas aos 62 municípios do Estado. A ação faz parte da campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação. No Amazonas, o trabalho será coordenado pela Susam e executado pelas secretarias municipais de saúde.
O secretário Wilson Alecrim explica que, na campanha, serão oferecidas todas as vacinas que compõem o calendário básico infantil e que também podem ser encontradas, durante todo o ano, nas unidades básicas de saúde: BCG, hepatite B, pentavalente, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
A gerente de imunização da Susam, Izabel Nascimento, destaca que o Dia D de mobilização será em 24 de agosto e orienta os pais a levarem as crianças às unidades básicas de saúde, para fazerem a atualização das vacinas, a fim de assegurar a eficiência da imunização. “Várias vacinas do calendário infantil como, por exemplo, penta, pólio e rotavírus, são aplicadas em mais de uma dose, exigindo que a família volte à unidade, no tempo previsto. Se os pais deixarem de cumprir essa orientação, a criança não estará, de fato, protegida”, frisa. A gerente orienta, também, que os pais apresentem o cartão de vacinação da criança, no ato da imunização, para que a dose seja registrada no documento, permitindo melhor controle e acompanhamento.
Vacinação contra o HPV – O Governo do Estado também está realizando a Campanha de Vacinação contra o HPV, lançada no último dia 9 e que vai até o dia 30 deste mês. O público-alvo são as meninas de 11 a 13 anos. A vacinação contra HPV está sendo executada pelas secretarias municipais de saúde. Como estratégia para assegurar uma ampla cobertura vacinal, a ação está acontecendo diretamente nas escolas das redes pública e particular de ensino, da capital e dos 61 municípios do interior, com o apoio das secretarias de Educação.
O secretário Wilson Alecrim reforça a importância da participação dos pais, no processo de imunização contra o HPV. Ele orienta para que os responsáveis preencham o formulário de autorização para que as meninas possam receber a vacina. O documento está sendo entregue pelas escolas apenas de posse desse documento, devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, a estudante poderá receber a imunização contra o HPV, vírus que provoca o câncer do colo do útero.