Governo do Amazonas promove 6ª edição do Concurso Escolar sobre Dengue
Com o objetivo de promover ações preventivas de combate à dengue, o Governo do Amazonas realizará, nesta quarta-feira, 21 de maio, a premiação do 6º Concurso Escolar sobre Dengue no Amazonas. A cerimônia será às 9h30, no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga (avenida Brasil, Compensa 2, zona oeste, ao lado da sede do Governo do Estado).
A coordenação do concurso é uma parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).
De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, para combater a dengue é fundamental implementar ações de educação em saúde nas escolas para o controle e prevenção da dengue, principalmente nos municípios infestados. “As ações ocorrem a partir de quatro categorias: desenho, slogan, redação e experiência pedagógica. Participam alunos, professores, pedagogos e gestores das escolas básicas da rede pública de ensino municipal e estadual”, explica o diretor, ressaltando que a finalidade do concurso é premiar as experiências exitosas nos municípios.
Para o gerente do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES-FVS), Sidney Campos, ao longo desses seis anos, o concurso tem estimulado concretamente práticas educativas em saúde nas escolas da educação básica do Amazonas.
É uma estratégia eficaz de mobilização das escolas e das comunidades que têm a presença do vetor Aedes aegypti, co-responsabilizando setores, instituições e coletivos sociais, pontua.
Casos notificados – Neste ano, foram notificados 5.862 casos da doença no Amazonas, sendo 2.213 casos em Manaus, 1.499 em Tabatinga, 556 em Itacoatiara, 318 em Humaitá e 245 em Coari.