Governo do Amazonas participa da Semana de Combate à Obesidade

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), participa durante toda esta semana de uma ampla programação voltada ao combate à obesidade no Estado. A ação é coordenada pela Associação dos Obesos do Amazonas, que reuniu vários especialistas da área de saúde para estimular a população a manter o hábito da prática esportiva e da alimentação saudável – dois passos importantes para evitar o sobrepeso e, principalmente, a obesidade.

A abertura oficial da semana contra a obesidade ocorreu nesta terça-feira, 8 de outubro, no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Estado do Amazona (UEA), na avenida Carvalho Leal, na Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Até o próximo domingo, a programação oferece palestras, exposições e consultas rápidas acerca de condicionamento físico, que acontecem no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio (zona oeste), no Centro de Convivência do Idoso do bairro Aparecida (zona sul), e na Ponta Negra.

De acordo com o presidente da Assoam, André Frota, a meta principal desta mobilização é tentar reverter os números divulgados em agosto desse ano pelo Ministério da Saúde (MS) que aponta Manaus com 19,6% da população obesa e 52% com excesso de peso, ocupando neste contexto a sexta posição entre as capitais com população acima do peso. “Ser obeso é enfrentar consequências traumáticas em relação ao preconceito, à autoestima e, pincipalmente, problemas de saúde”, afirmou André que é ex-obeso e fez cirurgia bariátrica há dez anos.

Há dois anos o Governo do Estado criou o Programa de Assistência Integral aos Portadores de Obesidade Mórbida, que conta com uma equipe multiprofissional formada por cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos. O Programa funciona na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), no bairro Cachoeirinha, zona sul, e presta assistência a pacientes obesos.

Quando um paciente obeso dá entrada no programa o trabalho da equipe é, primeiro, no sentido de oferecer um programa de reeducação alimentar e estimular a prática de hábitos saudáveis. A cirurgia é recomendada nos casos em que a obesidade ameaça seriamente a saúde do paciente seja por problemas de hipertensão, diabete ou até mesmo por problemas de locomoção ou depressão”, disse o cirurgião do aparelho digestivo, Márcio Cortez, para quem a cirurgia deve ser o último recurso contra a obesidade mórbida.

A cozinheira, Auxiliadora Azevedo, 46, foi uma das beneficiadas com a cirurgia bariátrica. A obesidade afetou profundamente a autoestima dela provocando depressão. “Eu cheguei a ficar três anos seguidos sem sair de casa, com vergonha do meu corpo e também porque sabia que as pessoas têm preconceito com pessoas gordas”, disse Auxiliadora que, passado dois meses da cirurgia bariátrica, perdeu 20 quilos.

Para a gastroenterologista clinica, Cristiane Silveira, a cirurgia é apenas uma das etapas que deve ser superada pelo paciente. Após o procedimento o paciente deve seguir uma rotina alimentar rigorosa. “A cirurgia muda drasticamente a estrutura intestinal do paciente. Ele precisa ter disciplina e força de vontade para seguir a nova rotina alimentar, caso contrário, o resultado da cirurgia pode fracassar”, destacou Cristiane.

Programação – Além da abertura no auditória da UEA, a programação da 1ª Campanha de Combate à Obesidade em Manaus continuou nesta terça-feira (8) no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, na rua Gandu, bairro Cidade Nova I, zona norte. No dia 11, um ciclo de palestras dá continuidade à programação no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, esquina da rua Santo Antônio e avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste, a partir das 17h.

No sábado (12), a programação acontece no complexo de lazer da Ponta Negra, a partir das 17h, com Avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e distribuição de informativos de atividades físicas e acompanhamento nutricional pela rede pública.
No domingo (13), a programação encerra no complexo de lazer da Ponta Negra. No local serão montadas tendas com atividades e exposição de informações sobre a problemática da obesidade e formas de tratamento e combate.