FVS realiza treinamento sobre sarampo para profissionais de saúde cooperados
Com a finalidade de esclarecer as principais dúvidas dos profissionais de saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, nesta quarta-feira (11/04), o curso de Atualização em Sarampo, tendo como participantes os representantes de cooperativas médicas e de enfermagem, sociedades médicas, conselhos de classe entre outros. O treinamento será das 19h às 21h no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), no bairro Florez, zona centro-sul de Manaus.
Para o diretor presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, que é infectologista de formação, é importante promover esse debate tanto com os médicos que atuam nos hospitais gerenciados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) quanto os das redes municipal e privada. “Há 18 anos, o sarampo não circulava no Estado, portanto, várias gerações de médicos não viram na prática os casos suspeitos e isso pode ocasionar alguns problemas, caso esse profissional não suspeite da doença”, disse.
Os assuntos a serem abordados na atualização contemplarão desde a epidemiologia do sarampo no Amazonas, sinais e sintomas dos casos suspeitos, coleta e envio de amostras de casos suspeitos de sarampo, a informações sobre imunização para o público alvo.
Boletim – A Sala de Situação de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, divulgou nesta terça-feira (10/04), dados atualizados sobre sarampo na capital. São, até o momento, 186 casos notificados como suspeitos, sendo seis confirmados, um descartado e 176 seguem em investigação. Ainda sobre o boletim, aproximadamente 47% foram notificados da zona norte, seguido por 24% na zona sul, 14,8% na zona leste e 13,7% da zona oeste.