Fundação Alfredo da Matta intensifica oferta de exames para diagnóstico de Hepatites B e C

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), do Governo do Estado, está intensificando, durante toda esta semana, a oferta de testes rápidos para diagnóstico das Hepatites B e C. “O atendimento das pessoas interessadas em realizar o exame é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas em dois horários: pela manhã, a partir das 7h e, para o atendimento da tarde, com início ao meio-dia”, explica o diretor-técnico da instituição, Luiz Cláudio Dias.

A semana de mobilização integra as atividades de Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, que está sendo promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), através da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais (vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, celebrado no dia 28 de julho. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico precoce da doença”, frisou Luiz Cláudio.
Com a programação desta semana, a Fuam aumenta a oferta de testes realizados diariamente para o diagnóstico das hepatites. “Estamos elevando o número de atendimentos para 40, no período da manhã, e 20 atendimentos pela tarde”, afirma Glaudomira Rodrigues, responsável pela Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GDST), da Fuam.

Testagem e Aconselhamento – A Fuam faz parte da rede nacional de serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Como Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a instituição realiza testes para hepatites, sífilis e HIV/Aids além de sessões de aconselhamento e ações de prevenção, sensibilização e educação sobre as doenças. Em 2013 foram realizados 4.762 atendimentos pela GDST/Fuam, dentre exames e sessões de aconselhamento.