FMT promove curso com Walter Tavares, referência do País na área de antibioticoterapia

O significado clínico da resistência bacteriana e o uso dos antimicrobianos na prática clínica serão os temas do curso que acontece nesta quarta-feira (11), das 8h30 às 12h, no auditório da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O curso terá como palestrante o professor Walter Tavares, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso/RJ), que é considerado uma das maiores referências do País na área de antibioticoterapia e autor de vários livros sobre o assunto.

A diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, explica que a atividade já faz parte da programação do II Simpósio de Infectologia do Amazonas, que acontece na quinta e sexta-feira (12 e 13), também no auditório da FMT, com a participação de especialistas locais e de outros Estados. “Incluindo o curso desta quarta-feira, que chamamos de pré-simpósio, teremos três dias de um evento de alta qualidade, que debaterá temas atuais e muito importantes na área de infectologia. É uma excelente oportunidade para a troca de experiências e atualização de conhecimentos, tanto para profissionais quanto para acadêmicos de graduação e alunos dos cursos de pós-graduação, na área da saúde”, afirma Graça Alecrim.

Na programação do curso desta quarta-feira haverá, ainda, o lançamento do livro “Rotinas de Diagnóstico e Tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias – 4ª Edição Revista e Ampliada”, editado pelo professor Walter Tavares em parceria com o infectologista Luiz Alberto Carneiro Marinho. A obra inclui capítulos de 119 pesquisadores colaboradores das cinco regiões do País, um deles, sobre Malária, co-assinado por Graça Alecrim, Wilson Alecrim e Marcus Lacerda, da FMT.

Simpósio – A conferência de abertura do Simpósio de Infectologia, que começa no dia 12, às 9h, no auditório Luiz Montenegro, na FMT, abordará o tema: “Avaliação não invasiva da fribrose hepática nas hepatites virais” e será proferida pelo gastroenterologista Hugo Parazzo, do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), do Rio de Janeiro.

Graça Alecrim ressalta que a programação incluirá, ainda, palestras sobre Tuberculose, novas drogas antimicobactérias, o papel dos novos testes diagnósticos para microbacteriose na prática clínica, antibiotecoterapia em pacientes difíceis (transplantados, dialíticos, com HIV/Aids), novos tratamentos das hepatites virais, entre outros.

O diretor de Ensino e Pesquisa da FMT, pesquisador Marcus Lacerda, fará a conferência de encerramento do simpósio, abordando o tema: “Aids: o que mudou, afinal”.
As inscrições para o simpósio estão sendo feitas somente pela internet, no endereço www.fmt.am.gov.br, onde também estão disponíveis as demais informações sobre o evento.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO PRÉ-SIMPÓSIO
Palestrante: Professor Walter Tavares – Unifeso/RJ
Moderador: Marcus Lacerda – Fiocruz/FMT-HVD
8h30-9h30 – Resistência bacteriana – seu significado clínico.
9h30 – Intervalo
9h45-10h30 – Lançamento do livro: “Rotinas de Diagnóstico e Tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias – 4ª Edição Ampliada e Atualizada.
10h30-12h – Antimicrobianos na prática clínica – sessão interativa