FCecon reforça critérios de atendimento na Urgência do hospital

A
Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon)
realizou, no ano de 2019, 23,6 mil atendimentos a pacientes no Serviço de
Pronto Atendimento do hospital. Voltado a quem faz tratamento na Fundação e
está com problemas de saúde de urgência e emergência oncológica, o serviço
segue o sistema de Classificação de Risco desde 2018.

 

A
Classificação de Risco é baseada no Protocolo de Manchester e prioriza os
quadros de saúde considerados mais críticos, analisando na entrada do paciente
no Pronto Atendimento a gravidade dos sintomas apresentados.

 

O
protocolo é definido em cores. Quando o paciente chega até a Urgência, ele se
identifica no balcão, com documento com foto e cartão da FCecon e passa pela
triagem. O profissional que está na triagem avalia a gravidade do estado de
saúde e faz a classificação. Depois disso, o paciente segue seu atendimento com
o médico e demais procedimentos necessários.

 

Classificação –
Definida em cores, a Classificação de Risco determina que a pulseira vermelha é
para os casos de emergência. Ou seja, tem prioridade imediata de atendimento os
pacientes que chegam à Urgência da FCecon com quadros de parada
cardiorrespiratória, insuficiência respiratória aguda e sangramento agudo
intenso.

 

O
atendimento para este caso é imediato, pois há risco de morte, explica a
gerente do Serviço de Pronto Atendimento da Fundação Cecon, enfermeira Kamila
Sena. “Esse paciente vai diretamente para a ‘sala vermelha’, o acompanhante não
entra e vai aguardar o boletim médico e da enfermagem na recepção. Enquanto
isso, a família é acolhida pelo serviço psicossocial”, afirma Sena.

 

Outra
cor utilizada é a laranja, correspondente ao atendimento ‘muito urgente’, que
deve ser feito em até dez minutos, conforme o Protocolo de Manchester, que é
utilizado em outros hospitais referência no País. Dor intensa, dispneia intensa
(respiração desconfortável ou desagradável), hipoglicemia, hipertensão grave,
retenção urinária e sangramento moderado vaginal e retal são outras situações
classificadas como ‘muito urgente’.

 

A
Classificação de Risco ainda dispõe da cor amarela, com atendimento a ser feito
em até 60 minutos. Dor moderada e leve, sangramento leve, obstrução de sonda
nasoenteral e perda de sonda de gastrostomia (usada quando não é possível
manter a alimentação pela boca) e de jejunostomia (abertura de orifício no
jejuno, através da parede abdominal) são os atendimentos urgentes, definidos
pela cor amarela.

 

O
serviço
 – O Pronto Atendimento da FCecon
funciona 24 horas, em todos os dias da semana, com médicos plantonistas,
enfermeiros e técnicos de enfermagem para dar o atendimento aos pacientes. O
setor tem suporte ainda do Serviço Social e da Psicologia do hospital, que
diariamente fazem visitas aos internados e prestam informações e auxílio
necessários aos pacientes e acompanhantes.

 

O
Serviço de Pronto Atendimento da FCecon é voltado a quem já tem prontuário
aberto na instituição. Por isso é necessário que, sempre que houver busca pelo
serviço no local, o cidadão traga a carteirinha da Fundação, além do documento
de identificação com foto e CPF do paciente e do acompanhante.

 

“Lidamos
com a situação de outras pessoas que não são pacientes da FCecon, de outros
municípios e até de outros países, pessoas que acham que têm câncer, mas não
têm o diagnóstico fechado, que procuram a Urgência do hospital. E o setor não é
o local para abrir prontuário. Existe todo um procedimento para buscar
tratamento na Fundação”, informa Sena.

 

Como
abrir prontuário
 – Quem busca tratamento na
Fundação deve, em primeiro lugar, passar pela Triagem do Ambulatório do
hospital, onde devem ser levados documentos pessoais, exames que confirmam o
câncer ou indicam a suspeita da doença, encaminhamento médico e comprovante de
residência. Com esses documentos, se o cidadão tiver indicação para tratamento
contra o câncer, o paciente é encaminhado para abertura de prontuário. A
Triagem do Ambulatório funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das
13h às 17h.

 

Orientações –
A orientação da gerência do Pronto Atendimento da FCecon é que o paciente que
busca o atendimento na Urgência sempre esteja acompanhado de um familiar que
conheça o caso. Com a presença de alguém que conheça o histórico médico, ficará
mais simples entender a conduta prescrita pelo médico, assim como tirar dúvidas
sobre procedimentos.

 

Outra
orientação é que o setor funciona para casos de saúde considerados urgentes e
emergentes, não sendo o local adequado para, por exemplo, solicitar ou
atualizar a receita para um medicamento, o que deve ser buscado via atendimento
ambulatorial, procedimento que é marcado em consulta com o médico especialista.
O serviço também não é o local determinado para atualizar laudo e atestado, o
que deve ser feito via Ambulatório, em consulta médica.

 

Retiradas
de sonda e troca de curativos são outro exemplo de procedimentos ambulatoriais,
que também devem ser marcados, portanto não é indicado para ser feito no Pronto
Atendimento da FCecon.

 

Exames
ambulatoriais de laboratório e de imagem, ou seja, aqueles que não foram
solicitados pelo médico da Urgência, também só podem ser feitos após marcação
no serviço específico.

 

Números –
No ano de 2019, 23.658 atendimentos foram realizados no Serviço de Pronto
Atendimento da Fundação Cecon, um aumento de 30,1% em relação a 2018, que teve
registro de 18.179 atendimentos.