Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica começa nesta terça-feira (13/03)

Manaus irá sediar o Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica, evento do Ministério da Saúde (MS) promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Representantes dos 62 municípios do interior do estado foram convidados para discutir, entre esta terça e quarta-feira (13 e 14/03), estratégias com o objetivo de identificar e solucionar os principais desafios da rede de atenção.

 

O secretário Estadual de Saúde, Francisco Deodato, que participa da abertura do evento, às 9h desta terça-feira, no Confort Hotel Manaus, no Distrito Industrial, defende o fortalecimento das redes de atenção básica nos municípios como única forma de construir um sistema de saúde sólido e eficaz. “O aprimoramento da Atenção Básica gera um impacto positivo na rede estadual de saúde, que é responsável pelo atendimento de alta complexidade”, destacou Francisco Deodato.

 

Na apresentação de resultados que será feita durante encontro, a nova gestão estadual, que assumiu em outubro, pretende apresentar alguns avanços na cobertura da Atenção Básica, nos últimos cinco meses.

 

Certificação do Bolsa Família – Durante a abertura do evento, o Ministério da Saúde (MS) irá entregar o certificado ao estado e aos 62 municípios do interior pelo cumprimento das metas do programa Bolsa Família, do Governo Federal. A representante do Departamento de Atenção Básica do MS,  Márcia Helena Leal  fará a entrega ao secretário Francisco Deodato e ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde (Cosemes-AM), Januário Neto. Na sequência, Deodato e Januário Neto farão a entrega dos certificados aos representantes dos municípios.

 

O Amazonas está em primeiro lugar entre os estados que alcançaram a meta de cobertura e acompanhamento na Atenção Básica de saúde, dos beneficiários do programa. A meta do MS era de 80,50% de acompanhamento dos beneficiários do programa e o Amazonas alcançou 88,25%. No estado, 336.967 mil famílias são beneficiárias do Bolsa Família.

 

De acordo com o diretor do Departamento de  Atenção Básica e Ações Estratégicas  da Susam, Jani Kenta, é papel dos estados coordenar os municípios e acompanhar o cumprimento das metas e condicionalidades do Bolsa Família, que é um programa nacional.  Além da Susam, esse acompanhamento é feito pelas secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Assistência Social (Seas). “Na área da saúde, são avaliados critérios como assistência às gestantes no pré-natal, desenvolvimento das crianças e cobertura de vacinação”, informa Jani Kenta.

 

PROGRAMAÇÃO

 

13/03

08h00 às 09h00: Credenciamento

09h00 às 10h30: Mesa de abertura com as autoridades locais e Ministério da Saúde

10h30 às 12h00: Conferência Magna – A Política Nacional de Atenção Básica e o panorama da Atenção Básica no Amazonas

12h00 às 13h30: Almoço

13h30 às 15h30: Mesa Redonda – Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica

15h30 às 15h45: Intervalo

15h45 às 18h00: Debate

14/03

08h00 às 09h00: O Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade para fortalecimento da Atenção Básica

09h00 às 09h30: Debate

09h30 às 10h30: Estratégia e-SUS no território e o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde – PIUBS

10h30 às 11h00: Debate

11h00 às 12h00: Infraestrutura e ambiência das Unidades Básicas de Saúde: o Programa Requalifica UBS e estratégias correlatas

12h00 às 12h30: Debate

12h30 às 14h00: Almoço

14h00 às 18h00: Oficinas temáticas – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB;  Processos de Trabalho na AB;  Saúde Bucal

14h às 18h – Roda de Conversa