Em Brasília, SES-AM participa de Seminário Internacional de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde

Evento possibilitou o debate de estratégias e políticas relacionadas ao planejamento e à gestão da força de trabalho em saúde

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participaram do Seminário Internacional de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde (MS) por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizado na última quinta-feira e sexta-feira (04 e 05/07), em Brasília. O evento possibilitou o debate de estratégias e políticas relacionadas ao planejamento e à gestão da força de trabalho em saúde.

A atividade uniu gestores, pesquisadores, conselheiros de saúde, representantes de órgãos e instituições nacionais e internacionais e trabalhadores para dialogar sobre estratégias e políticas relacionadas ao planejamento e à gestão da Força de Trabalho do SUS (FTS). Pela SES-AM, estiveram presente no evento a secretária executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde (SEAESP), Laís Moraes; a diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), Fabiana Gurgel, e a chefe do Departamento de Atenção Primária em Saúde, Liliana Lima.

No seminário foram debatidos temas como: perspectivas para o planejamento da força de trabalho em saúde; desafios para atração, provimento, retenção e fixação de trabalhadores na Atenção Primária à Saúde; suficiência regional de especialistas nas Redes de Atenção à Saúde; saúde dos povos indígenas; formação em saúde como estratégia para o planejamento da Força de Trabalho em Saúde (FTS); Planejamento da Força de Trabalho em Saúde (PFTS) em situações de emergências sanitárias, entre outros.

A diretora do DGTES da SES-AM, sinalizou a importância desse intercâmbio de conhecimentos e experiências para o planejamento da força de trabalho em saúde. “O evento trouxe pautas importantes para mobilização, planejamento e desenvolvimento de ações para formação, provimento, retenção, fixação e desenvolvimento de trabalhadores da Saúde, tanto na atenção primária e especializada”, disse Gurgel.

Participantes

Também estiveram presente no seminário representantes da Comissão de Graduados de Escolas de Enfermagem Estrangeiras (CGFNS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Mercado Comum do Sul (Mercosul), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), entre outros.