Doação de órgãos para transplantes é tema de concurso
A partir do próximo dia 20 estarão abertas as inscrições do “I Concurso de Slogan e Filme de 1 Minuto sobre Doação de Órgãos e Tecidos”, do qual poderão participar alunos do ensino médio de 99 escolas da rede estadual de Educação. O concurso foi lançado nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e integra a programação do Dia Nacional de Incentivo à Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro.
O objetivo do concurso é estimular a participação dos estudantes no processo de sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos, como um gesto que ajuda a salvar vidas”, informa o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.
A solenidade de lançamento do concurso aconteceu no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Áurea Braga, localizado no bairro da Compensa II, e contou com a presença da coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, que representou o secretário Wilson Alecrim; da diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, Káthia Regina Mendes; e da coordenadora do Banco de Olhos do Amazonas, Cristina Garrido. Uma apresentação da fanfarra da escola e uma palestra sobre doação de órgãos também marcaram a solenidade.
O concurso foi organizado pela Coordenação Estadual de Transplantes (CET/Susam), em parceria com o Centro de Atendimento ao Escolar (CAES/Seduc). De acordo com Leny Passos, os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 13 de novembro. “Haverá premiação para o 1º, 2º e 3º lugares, nas duas categorias. Os trabalhos vencedores passarão a ser utilizados nas palestras educativas sobre o tema, ministradas nas escolas e nos demais eventos de sensibilização promovidos pelas equipes da Central”, detalha Leny.
A inscrição dos trabalhos poderá ser feita de 20 deste mês até 26 de outubro, na própria escola em que o aluno estuda. Cada escola encaminhará os trabalhos vencedores às suas respectivas Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), para uma nova etapa de seleção. Os slogans e filmes escolhidos serão encaminhados à Central de Transplantes para votação final. O resultado será divulgado nos sites da Susam e da Seduc no dia 13 de novembro e a solenidade de premiação dos trabalhos está marcada para o dia 14 de novembro, no auditório do CETI Áurea Braga.
A coordenadora do Banco de Olhos do Amazonas destacou a importância da atividade que envolverá os estudantes. “O processo de doação de órgãos e tecidos é bastante complexo, porque envolve sentimentos e costuma ser vivenciado pelas famílias num momento difícil de perda. A doação só existe se há esclarecimento, se as pessoas estão bem informadas sobre o assunto. A atuação das equipes de saúde é importante, mas é fundamental o trabalho prévio de orientação da sociedade e os jovens estudantes podem dar uma contribuição significativa no processo”, disse Cristina.
Leny Passos também destacou que a atuação coordenada entre as Secretarias de Saúde e Educação fortalecem o esforço da Central de Transplante para divulgar o tema e sensibilizar a sociedade. “Educação e Saúde são um binômio indissociável”, destacou.
A diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, Káthia Regina Mendes, pediu o empenho dos professores e dos gestores para assegurar uma grande participação dos estudantes no concurso. “É necessário abraçar essa causa. Susam e Seduc têm sido parceiras habituais e mais uma vez se unem nesta ação governamental que tem o objetivo de ajudar a salvar vidas”, disse a gestora.
Rins e córneas – No Amazonas, a rede pública de saúde já realiza transplantes de rins e de córneas. No caso dos transplantes de rins, o procedimento é realizado tanto entre doadores vivos como a partir de doador falecido. No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes.
A Central de Transplantes do Estado já registra a realização de 295 transplantes de rins (nas duas modalidades) e 974 de córnea. Os dados são de julho deste ano.
O secretário Wilson Alecrim destaca que o Estado também está se preparando para iniciar a realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, e de coração, no Hospital Francisca Mendes.
Programação especial – Para reforçar a campanha do Dia Nacional de Incentivo à Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, a Central de Transplantes do Amazonas organizou uma programação especial. As atividades, que começam nesta sexta-feira com o lançamento do concurso para alunos do ensino médio, incluirão ainda uma oficina de palestras para gestores e professores, no próximo dia 19, e se estenderão por toda a semana de 23 a 27 de setembro.
Confira as atividades programas:
13/09 – Lançamento do concurso de Slogan e Filme de 1 Minuto (9h, no auditório do CETI Áurea Braga, na Compensa);
19/09 – Oficina de sensibilização para gestores e professores (8h30 às 11hh, no auditório do CETI Áurea Braga, na Compensa II).
23/09 – Abertura oficial da campanha alusiva ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos (9h, no auditório da Susam, no Aleixo);
24/09 – Encerramento das atividades realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), na rede municipal de ensino, sobre o tema da doação de órgãos (auditório da Secretaria Municipal de Educação – Semed);
25/09 – Dia de Sensibilização das Comissões Intra-Hospitalares (atividades internas nos Hospitais João Lúcio, 28 de Agosto, Francisca Mendes e Adriano Jorge);
26/09 – Estande de divulgação sobre Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos (no Amazonas Shopping, a partir das 10h) e Caminhada promovida pela Associação dos Renais Crônicos do Amazonas (concentração em frente à Clínica Renal, av. Castelo Branco, Cachoeirinha);
27/09 – Celebração ecumênica em homenagem aos doadores (às 19h, no auditório Belarmino Lins, Assembleia Legislativa do Estado).