Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
Segundo dados da Previdência Social, 711 mil casos de acidentes de trabalho foram registrados no ano de 2011 no País. Deles decorreram 2.844 mortes e 14.811 trabalhadores sofreram incapacidade permanente. Estes números serão lembrados durante blitze educativas que serão realizadas nesta sexta-feira (26) e no próximo domingo (28), quando é comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A ação é promovida pela Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST), do Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com sindicados laborais e órgãos da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), como o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest/AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
As primeiras blitze educativas vão acontecer às 6h da manhã, desta sexta-feira (26), em canteiros de obras da construção civil e área do Distrito Industrial. Às 9h, a atividade acontece nos terminais de ônibus da Cachoeirinha, na zona Sul, e da Cidade Nova, na zona Norte. Às 16h, na Bola do Eldorado, zona Centro-Sul. No domingo, a ação será levada à Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro, a partir das 9h.
Aldemir Amaral, coordenador da CIST e membro da organização do evento, explica que serão distribuídos panfletos e 500 camisas da campanha de conscientização. Haverá, ainda, um trabalho de orientação para os trabalhadores e público em geral sobre a importância das medidas de segurança no trabalho. “No ano passado, no Amazonas, somente no setor da construção civil foram registradas 17 mortes de trabalhadores, em decorrência de acidentes nos canteiros de obras, precisamos estar mobilizados para alterar este quadro. As ações educativas com a participação da comunidade podem contribuir para isso”, diz Amaral.