Dia Mundial da Atividade Física: SES-AM promove ação voltada aos servidores

Iniciativa teve como objetivo incentivar a prática regular de exercícios físicos

Foto: Evandro Seixas

Em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 6 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, ao longo desta terça-feira (16/04), ação especial dedicada aos servidores da instituição. A iniciativa teve como objetivo promover a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde e o bem-estar.

Foram disponibilizados para os servidores do órgão, serviços como avaliação nutricional, dosagem do nível de glicose, aferição de pressão arterial, auriculoterapia, meditação, dança circular, massoterapia, pilates e sorteio de voucher de academia. Além disso, houve palestra sobre a importância de manter o corpo e mente saudáveis por meio de atividade física.

A ação aconteceu em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), para cumprir a agenda do Ministério de Saúde (MS).

Para o coordenador do Serviço de Protocolo da SES-AM, Alcemar França, a iniciativa é importante para conscientizar os servidores sobre a importância da prática de exercícios físicos. “Como trabalhamos na área da saúde, somos a referência para as demais pessoas quando conversam conosco. Então, precisamos ter um pensamento consciente com relação à atividade física e à saúde de modo geral”, ressaltou.

De acordo com a técnica do Departamento de Atenção Básica à Saúde (DABE), Eney Sarmento, que coordenou ação, este é o segundo ano em que essa atividade foi realizada na SES, pensada exclusivamente para a saúde do servidor.

“Desde o ano passado, onde nós utilizamos o tema ‘Cuidando de Quem Cuida’, identificamos a necessidade de instituir a prática de atividade laboral aqui na Secretaria. A partir disso pensamos em expandir para as outras áreas dentro da Saúde no Estado do Amazonas”, finalizou.

Eney Sarmento disse, ainda, que outras ações estão sendo programadas para acontecer ao longo do ano para os servidores da instituição.