Da escola para o posto de vacinação: grupo de alunos do estado recebe primeira dose da vacina contra Covid
Estudantes chegaram em van disponibilizada pela Secretaria de Educação
Um grupo de oito alunos do terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (21/07). Os estudantes chegaram na Arena da Amazônia – um dos postos de vacinação, que está funcionando em horário estendido durante o mutirão Vacina Amazonas – em uma van disponibilizada pela Secretaria de Educação e Desporto.
“Essa iniciativa de trazer os alunos para o posto de vacinação foi a forma de incentivar e mobilizar toda a comunidade escolar, principalmente, agora, que chegou essa faixa etária da vacinação, sabemos que a maioria do nosso público dos alunos de terceira série do ensino médio, que são os alunos finalistas; e os alunos da Educação de Jovens e Adultos já são o público-alvo da vacinação. É importante essa ação partindo da escola, pois sensibiliza toda a comunidade escolar”, observou David Martins, coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 6.
De acordo com ele, o veículo deve levar outros grupos de alunos das escolas da rede estadual para a vacinação. “Tão logo outra escola tenha um grupo de alunos que queira participar também dessa ação, o gestor da escola pode entrar em contato com o seu coordenador distrital para solicitar à Seduc a van para trazer os alunos”, ressaltou David Martins.
A alegria de receber a primeira dose tomou conta dos estudantes. “A emoção de estar aqui hoje é muito grande, porque a gente viu muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de estar aqui se vacinando, porque infelizmente partiram. Estar aqui hoje é uma alegria não só para mim, mas para todos que já se vacinaram. E os que não se vacinaram, se vacinem. Não é a gente que escolhe a vacina, é a vacina que nos escolhe”, disse a aluna Ingrid Pinheiro, de 18 anos.
“É um tempo que está sendo difícil, começou a aparecer a Covid, a situação foi piorando. Eu acredito que graças à vacina a gente pôde controlar, mas a gente tem que se cuidar ainda. Eu convido vocês a virem tomar essa vacina. No primeiro momento eu fiquei com medo, mas vi que a situação vai melhorar através do tempo”, considerou Jonathan Lima, que também tem 18 anos.
Mutirão – A terceira edição do mutirão em Manaus já vacinou mais de 30 mil pessoas até às 18h30 desta quarta-feira (21/07). O Governo do Estado vai manter três postos abertos das 9h à meia-noite, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/07). A Prefeitura de Manaus ainda conta com mais 12 postos.
Com mais essa ação, o mutirão da campanha Vacina Amazonas alcança 15 edições, em pouco mais de um mês, desde a primeira edição realizada em Manaus.
Pontos de vacinação – das 9h à meia-noite
Zona Oeste
Sambódromo – Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho
Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro
Somente drive-thru
Centro de Convenções Vasco Vasques – Segunda Etapa
Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores
Somente pedestre
Arena da Amazônia Vivaldo Lima
Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores
Somente drive-thru
Pontos de vacinação – das 9h às 16h
Zona Oeste
Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou
Avenida Brasil, s/n° – Santo Antônio
Zona Norte
Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119 – Cidade Nova
Somente para pedestre
Shopping Phelippe Daou
Avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus
Somente para pedestre
UBS Arthur Virgílio
Travessa 10, 3.015 – Amazonino Mendes
UBS Sálvio Belota
Rua Samambaia, 786 – Santa Etelvina
Zona Sul
Studio 5 – Centro de Convenções
Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial I
Somente para pedestre
UBS Nilton Lins
Avenida Professor Nilton Lins, 3.259 – Flores
Zona Leste
SESI – Clube do Trabalhador
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I
Ponto para pedestre e drive-thru
UBS Guilherme Alexandre
Rua Nova República, 575 – Colônia Antônio Aleixo
UBS Platão Araújo
Rua Antônio Lisboa, s/nº – Puraquequara
UBS Gebes de Medeiros
Rua Pirarucu, 1.000 – Jorge Teixeira
UBS Amazonas Palhano
Rua Antônio Matias, s/nº – São José 2
FOTOS: Bruno Zanardo/Secom