Covid-19: entenda qual a ordem de vacinação entre profissionais de saúde

A aplicação da vacina é de responsabilidade das secretarias municipais de saúde e alcança profissionais da saúde da rede pública e particular

A partir do Plano Nacional de Imunização (PNI) estabelecido pelo Ministério da Saúde, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-AM) aprovou, no dia 22 deste mês, a Resolução nº 004/2021 que esclarece e organiza a ordem prioritária para vacinação contra a Covid-19  dos profissionais da rede privada e pública na área de saúde.

A resolução toma como base o nível de exposição dos profissionais ao novo coronavírus. Assim, foram definidos 11 níveis, sendo o setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Semi-Intensiva/ Unidade de Cuidado Intensivo (UCI) / Salas de emergência que atendem Covid-19, o primeiro na ordem de prioridade a receber a imunização. Em seguida, os trabalhadores dos demais níveis (setores) serão imunizados, conforme disponibilidade de doses da vacina.

A CIB-AM é composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus). A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Ministério Público Estadual e Federal, da Defensoria Pública Estadual (DP-AM) e da União e do Ministério Público do Trabalho (MPT) também participaram da composição da resolução. O Governo do Estado é responsável pela distribuição das vacinas e as prefeituras municipais realizam a vacinação. 

O objetivo do documento da CIB é o organizar e esclarecer os critérios para aplicação das doses, em razão do déficit de doses da vacina neste momento da campanha de imunização. A resolução leva em consideração o nível de exposição dos profissionais na atuação das funções nas unidades hospitalares.  

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) em exercício, Cristiano Fernandes da Costa, destaca a importância dessa divisão, devido a limitação do número de doses do imunizante. 

“A divisão por grupos ocorre em razão da limitação do número de doses da vacina. Foram priorizados por grupos específicos no sentido de atendimento aos pacientes com Covid-19. É importante destacar que todos os profissionais de saúde receberão as doses de vacinas de acordo com a disponibilidade e repasse do Ministério da Saúde”, pontuou. 

A ordem de prioridade (confira lista abaixo) foi construída a partir dos seguintes critérios: setor, serviço, nível de exposição e condições pessoais de saúde, em caso de comorbidades. 

Profissionais contemplados – Nos 11 níveis estão inseridos todos os profissionais de saúde, inclusive maqueiros, serviços gerais e administrativos que estejam em exposição direta no exercício pleno das atividades nas unidades hospitalares. É importante que os profissionais estejam devidamente lotados em escala de plantão nos setores prioritários.

A divisão foi feita em 11 grupos conforme as áreas de atuação nas unidades, sendo o primeiro setor considerado o de maior exposição ao vírus, seguido pelos demais. 

CONFIRA A ORDEM DE VACINAÇÃO, POR SETOR:

1º Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Semi-Intensiva/ Unidade de Cuidado Intensivo (UCI) / Salas de emergência que atendem Covid19;

2º Sala rosa e pronto-atendimento; 

3º Remoção de pacientes Covid (terrestre, aéreo e fluvial);

4º Enfermaria e leito clínico Covid19;

5º Laboratório: coleta, processamento e análise; 

6º Necrotério de unidades de saúde e serviço de verificação de óbitos; 

7º Equipe de vacinação;

8º Acolhimento de sintomáticos respiratórios exclusivos e prioritários do atendimento Covid19 (UBS, Tenda de Atendimento, Centro de Triagens);

9º Distribuição de alimentos (nutrição);

10º Vigilância Epidemiológica /Comissões hospitalares;

11º Atendimento domiciliar (Programa Melhor em Casa).