Conferência sobre Hepatites Virais abre programação do II Simpósio de Infectologia do Amazonas
Começa nesta quinta-feira (12), às 9h, o II Simpósio de Infectologia do Amazonas, evento organizado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam). O evento, que contará com a participação de especialistas locais e convidados de outros Estados, acontece até sexta-feira (13), no auditório da Fundação, que fica na avenida Pedro Teixeira, 25, Dom Pedro. De acordo com a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, a conferência de abertura do Simpósio abordará o tema: “Avaliação não invasiva da fribrose hepática nas Hepatites Virais” e será proferida pelo gastroenterologista Hugo Parazzo, do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), do Rio de Janeiro.
Graça Alecrim ressalta que a programação incluirá, ainda, palestras sobre Tuberculose, novas drogas antimicobactérias, o papel dos novos testes diagnósticos para microbacteriose na prática clínica, antibiotecoterapia em pacientes difíceis (transplantados, dialíticos, com HIV/Aids), novos tratamentos das hepatites virais, entre outros temas.
Nesta quarta-feira (11), já como parte da programação do evento, aconteceu o curso pré-Simpósio, com palestras proferidas pelo professor Walter Tavares, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso/RJ). Considerado uma das maiores referências do País na área de antibioticoterapia e autor de vários livros sobre o assunto, Tavares falou sobre significado clínico da resistência bacteriana e o uso dos antimicrobianos na prática clínica. Realizado no auditório da FMT, o curso foi composto de explanação dos temas pelo especialista, mas também de uma atividade interativa com a platéia, que fez estudos de caso clínicos.
A programação do curso incluiu o lançamento do livro ?Rotinas de Diagnóstico e Tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias – 4ª Edição Revista e Ampliada – , editado pelo professor Walter Tavares em parceria com o infectologista Luiz Alberto Carneiro Marinho. A obra inclui capítulos de 119 pesquisadores colaboradores das cinco regiões do País. Temas como Malária e Leishmaniose Tegumentar estão presentes na obra científica, e são assinados por pesquisadores da FMT, como Graça Alecrim, Marcus Lacerda, Marcus Guerra, Bernardino Albuquerque, Jorge Guerra e Wilson Alecrim.