Clube Neonatal inicia programação de palestras para capacitação de profissionais do interior
O Clube Neonatal, projeto lançado no ano passado por meio de parceria entre a área técnica de Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Núcleo de Telessaúde da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), já está com inscrições abertas para a primeira videoconferência do ano, que acontece no dia 4 março. O tema que inaugura a programação para 2015 será “Estratégias para redução de mortalidade neonatal”.
“Este projeto integra as ações da política de redução da mortalidade infantil no Estado e tem o objetivo de contribuir para a capacitação e atualização de profissionais que atuam em hospitais e unidades básicas de saúde do interior do Amazonas”, explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.
O secretário frisa que a finalidade principal do projeto é contribuir para que, cada vez mais, os bebês prematuros que apresentem intercorrências possam ter assistência no próprio município, sem precisar de remoção para Manaus. Quando a remoção for necessária, a assistência local mais qualificada permitirá que o bebê chegue em melhores condições para ser atendido nos serviços especializados da capital.
Por meio de videoconferências, o Clube Neonatal oferece uma programação de palestras e estudos de casos, abordando cuidados com recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Toda a programação é coordenada pelo pediatra neonatologista, especialista em aleitamento materno e consultor técnico do Ministério da Saúde para a área de Saúde da Criança no Estado, Jefferson Pereira Guilherme, e pela pediatra nutróloga Silvana Gomes Benzecry, da UEA.
As videoconferências, realizadas a partir de Manaus, acontecerão sempre às quartas-feiras, das 16h às 17h30, no Polo de Telessaúde e Telemedicina da UEA. Os participantes podem fazer perguntas aos especialistas, através de um chat, utilizando o sistema da UEA. Esse canal ficará aberto durante toda a semana.
A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides, explica que o Clube Neonatal também faz parte das atividades do Programa de Educação em Saúde da Criança (Telepesc). O programa foi criado em 2011, para capacitar os profissionais do Amazonas que atuam nas equipes de Saúde da Família e nas unidades de assistência materno-infantil. Para a viabilização do TelePesc foi estabelecida uma parceria entre a Susam, a UEA e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), permitindo a difusão das atividades do programa na capital e nos 61 municípios do interior, por meio de teleconferências.
Informações sobre o Clube Neonatal, para os municípios interessados em se inscrever para as videoconferências, podem ser obtidas por meio do telefone 3643-6183 e também através do e-mail pescamazonas@gmail.com.