Centro de Reabilitação fecha parceria com a UEA
O Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) fechou parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, com projetos de extensão para realização do curso de enfermagem psiquiátrica.
O Centro vai oferecer aos estudantes e residentes de enfermagem a oportunidade de colocar em prática o aprendizado repassado na universidade, além de garantir um conhecimento aprofundado com relação a dependentes químicos de alto grau de consumo de álcool e outras drogas.
A professora doutora em enfermagem psiquiátrica da UEA, Valdelize Elvas Pinheiro, ressalta a importância do Centro de Reabilitação em Dependência Química e afirma que a parceria vai render frutos aos próximos profissionais da área de enfermagem, além de suprir a escassez de mão de obra nesse seguimento. “Este projeto vai beneficiar os alunos com a prática de tudo que é ensinado na universidade. Eles terão o acompanhamento de professores da UEA e da equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação, assim teremos a oportunidade de oferecer, no ramo da enfermagem, um novo viés da profissão”, disse.
Para a aluna residente de enfermagem da UEA, Diana Oliveira, o Centro oferece aos estudantes um campo de pesquisa e prática no seguimento de saúde mental. “Faltava um espaço como este para que nós pudéssemos ter conhecimento em saúde mental”, afirma.
A diretora do Centro de Reabilitação, Anna Lopes, garante que a parceria renderá frutos tanto para os estudantes e novos profissionais de enfermagem como, também, para as unidades de tratamento em dependência química. “Ganharemos profissionais qualificados para tratamento na área de saúde mental, álcool e outras drogas”, afirma.