Campanha contra Influenza imunizou mais de 700 mil pessoas no Amazonas
Mais de 700 mil pessoas foram imunizadas durante a Campanha de Vacinação contra Influenza no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O número representa 82% do público formado pelos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde para receber a imunização. No Estado, os grupos com melhor desempenho na campanha foram os das mulheres em fase de puerpério (até 45 dias após o parto), com cobertura vacinal de 97%; os profissionais de saúde (95%) e as pessoas com mais de 60 anos (90%).
De acordo com o balanço da FVS, no grupo formado por crianças menores de cinco anos, a cobertura vacinal já atingiu 79%; seguido do grupo das gestantes (72%) e dos indígenas (72%). Os índices ainda sofrerão atualização, pois muitas equipes de imunização ainda não retornaram das zonas rurais dos municípios.
Segundo o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, os números alcançados representam um bom índice de cobertura vacinal e o resultado da campanha reflete o esforço das diferentes esferas de Governo, seja de Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com os municípios e seus coordenadores. “É importante que a população entenda que a Influenza é uma doença grave, de infecção viral, que pode gerar vítimas fatais. Por isso é tão importante a adesão dos grupos prioritários à campanha de imunização”, explica.
Na campanha de vacinação contra Influenza realizada em 2013, mais de 537 mil pessoas do grupo de risco receberam a vacina contra a gripe no Amazonas, representando uma cobertura vacinal de 87%, em todo Estado.