CAICs+: Saúde destaca serviços especializados para crianças com TEA

O acompanhamento é multidisciplinar, com atendimento em pediatria, gastroenterologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia e psiquiatria (FOTO: Alex Pazuello/ Secom)

No mês dedicado à conscientização do Autismo, o Abril Azul, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) destaca a importância do acompanhamento e da oferta de serviços adequados às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), oferece esses serviços nos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs+ Especialidades).

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informa que os principais pontos de atendimento são os cinco CAICs+ em Manaus, atuando no acolhimento a esse público, oferecendo reabilitação intelectual, a partir de Projetos Terapêuticos Singulares, e orientação aos familiares ou membros da rede de apoio social.

“As pessoas com autismo precisam de acompanhamento por equipe multidisciplinar, respeitando as necessidades e singularidades de cada uma. Os CAICs+ oferecem atendimento completo e especializado”, pontua a secretária da SES-AM.

Nos CAICs+, são atendidos crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 29 meses. Os serviços oferecidos aos portadores de TEA englobam pediatria, fisioterapia, gastroenterologia, endocrinologia, odontologia pediátrica, neurologia, fonoaudiologia, nutrição, nutrologia, ortopedia, pneumologia, psicologia, psiquiatria, reumatologia, bem como a realização do exame ecocardiograma com laudo. A oferta dos serviços segue às diretrizes da Lei Berenice Piana, que prevê o tratamento adequado como um dos direitos prioritários para pessoas com TEA.

Assistência

A secretária Executiva Adjunta de Projetos Estratégicos em Saúde (Seapes) da SES-AM, Nara Nubia Esquível, explica que, para receber o atendimento multiprofissional nos CAICs+, é preciso, como primeiro passo, uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Na UBS, o paciente recebe o encaminhamento médico para uma das unidades do CAICs+ Especialidades”, detalha.

Na própria UBS, o encaminhamento é inserido no Sistema de Regulação (Sisreg). Assim que o atendimento for confirmado, os profissionais que atuam nos CAICs+ Especialidades entram em contato com os responsáveis dos pacientes para informar a data, horário e o tipo de consulta que será realizado. “Os CAICs possuem Núcleo Interno de Regulação Ambulatorial, encarregado por fazer o contato com os responsáveis dos pacientes. É importante ressaltar a importância de manter os dados atualizados, para que sejam efetivamente localizados”, explica.

Endereço dos CAICs+ Especialidades

  • CAIC+ Dr. Afrânio Soares: Shangrilá – Avenida Tancredo Neves, S/N – Parque 10 de Novembro.
  • CAIC+ Alberto Carreira: Avenida Brasil, SN – Compensa.
  • CAIC+ Ana Maria dos Santos Pereira Braga: Av. Cosme Ferreira, s/n – São José.
  • CAIC+ Dra. Maria Helena Freitas de Goés: Av. Cristã, 690 – Novo Israel.
  • CAIC+ Dra. Josephina de Mello: R. Des. Filismino Soares, 213 – Colônia Oliveira Machado.