CAIC+ Josephina de Mello promove palestra sobre Transtorno Bipolar

O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e alertas sobre o transtorno (Foto: Divulgação/SES)

Em alusão ao Dia Mundial do Transtorno Bipolar comemorado no próximo dia 30/03, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) por meio do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC+) Josephina de Mello, promoveu uma palestra sobre os desafios enfrentados pelo grupo de pessoas que possuem esta condição, incentivando práticas que melhorem sua qualidade de vida.

A palestra foi realizada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU). Durante o evento, o psicólogo Fernando Ferreira de Moraes, abordou temas como conceito, sintomas, tratamento e diagnóstico diferencial referente ao Transtorno Bipolar.

A diretora da Unidade, Marisa Andrade, enfatiza que promover ações sobre saúde mental é importante. Pois ajuda a aumentar a conscientização, reduzir o estigma e discriminação associados ao tema e garantir que as pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.

Na visão da assistente social Lilia Moraes, o transtorno bipolar necessita ser observado não apenas como uma demanda em saúde mental, mas também como uma condição que pode vir a aumentar o nível de vulnerabilidade social dos pacientes.

Para o psicólogo da unidade, o transtorno bipolar representa um desafio para os pacientes na medida em que a oscilação de humor gera comprometimentos significativos na vida pessoal e também profissional.

“É necessário criar campanhas informativas que venham orientar a população quanto a importância e necessidade em iniciar um acompanhamento terapêutico na medida em que os primeiros indícios do transtorno bipolar aparecerem” afirmou o psicólogo.

Transtorno Bipolar

O Transtorno afetivo bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo. Sua característica mais marcante é a alteração de humor, às vezes imediata, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles. As crises podem variar de intensidade (leve, moderada e grave), frequência e duração.

CAIC+ Dra. Josephina de Mello

O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente + Especialidade Dra. Josephina de Mello conta com os serviços de Nutrologia, Ortopedia Pediátrica, Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Serviço Social, Enfermagem, Imunização, Serviço de Fisioterapia.