Amazonas Saúde Itinerante fecha semestre com mais de 22,5 mil atendimentos
O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, vai fechar o semestre com mais de 22,5 mil atendimentos realizados no interior do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, somente nos primeiros cinco meses deste ano, as ações do programa foram levadas a 30 municípios, num total de 46 ações de atendimento, que incluem a oferta de consultas com especialistas e a realização de cirurgias eletivas (gerais, ginecológicas e de catarata). Ele informa que, na sexta-feira (30), fechando o cronograma de atividades do mês de maio, o programa estará no município de Parintins para um período de três dias de realização de cirurgias gerais no Hospital Padre Colombo, e chega também a Manicoré, para um período de consultas na especialidade de oftalmologia.
O programa, na avaliação do governador José Melo, cumpre a meta estabelecida de ampliar e facilitar o acesso dos moradores das sedes e zonas rurais dos municípios do interior a serviços de saúde que estão disponíveis na rede de atendimento da capital. Nestes primeiros cinco meses do ano, foram realizados uma média de 4,5 mil atendimentos mensais. Uma das ações do programa são as jornadas de cirurgias reparadoras de lábio leporino, que neste ano já beneficiaram 118 pessoas, entre crianças e adultos, e são realizadas graças a uma grande parceria institucional realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), com instituições não governamentais e religiosas, como a Igreja Presbiteriana de Manaus.
De acordo com o balanço da Susam, os mais de 22,5 mil atendimentos realizados este ano pelo Amazonas Saúde Itinerante também incluíram 956 cirurgias de catarata; 826 cirurgias gerais; 12,2 mil consultas especializadas, sendo 9,4 mil na área de oftalmologia, que tiveram a dispensação de 4,6 mil óculos para os casos prescritos pelo médico. As ações dos Barcos PAI (Pronto Atendimento Itinerante) – parte do programa que é executado por meio de parceira entre a Susam e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SEAS) -, também incluíram mais de 3,8 mil consultas médicas e odontológicas.
Junho – A Susam também já fechou a programação do Amazonas Saúde Itinerante para o mês de junho. Há ações agendadas para 10 municípios. Pauini, Humaitá e Manicoré deverão receber jornadas de cirurgias de catarata. Manacapuru, Urucurituba, Maués e Coari terão jornadas de cirurgias gerais e ginecológicas, com oferta de consultas especializadas. Para Silves e São Gabriel da Cachoeira, serão levadas consultas em oftalmologia. Benjamim Constant receberá uma jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino.