Amazonas Saúde Itinerante estará em seis municípios do interior
O município de Novo Aripuanã começou a receber nesta quinta-feira (22) e prossegue até domingo (25), as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a equipe do programa estará na cidade para realização de uma jornada de cirurgias de catarata. Outra equipe chegou a Manicoré na quarta-feira (21), onde permanece até esta sexta-feira (23), para o mesmo tipo de atendimento, destacou o secretário.
Nesta sexta-feira, o município de Tonantins também estará recebendo as ações do Amazonas Saúde Itinerante, com a realização de uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas eletivas. A ação, que se estenderá até domingo, também incluirá a oferta de consultas nas especialidades de cardiologia e pediatria.
As consultas na especialidade de oftalmologia, que incluem o fornecimento de óculos para os pacientes que recebem a prescrição desse item, também estão sendo realizadas como parte da programação do Amazonas Saúde Itinerante, neste final do mês de agosto.
Em Santo Antônio do Iça, as consultas começam nesta quinta-feira e se estendem até o próximo dia 26. No Juruá, tiveram início no último dia 17 e serão concluídas nesta sexta-feira. Em Tonantins, o atendimento nessa especialidade será realizado no decorrer de toda a próxima semana e, em Presidente Figueiredo, haverá oferta das consultas no dia 31.
Setembro – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) também já divulgou uma prévia da programação que será realizada pelo Amazonas Saúde Itinerante”em setembro, quando as ações devem contemplar os municípios de Envira, Carauari, Santa Izabel do Rio Negro e Borba.
Em Carauari está programada uma jornada de cirurgias de catarata, no período de 10 a 12 de setembro. Em Envira, entre os dias 12 e 18, haverá consultas de oftalmologia e, de 16 a 18, uma jornada de cirurgias de catarata. Santa Izabel do Rio Negro receberá, no período de 13 a 15 de setembro, uma jornada de cirurgias gerais. O mesmo tipo de ação será levada de 20 a 22, a Borba.
Balanço – Para a realização das ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, que são executadas em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde do interior, o Governo do Estado investe, anualmente, R$ 18,3 milhões, entre compra de medicamentos e transporte das equipes. É uma determinação do governador Omar Aziz que estas ações se estendam por todas as regiões do Estado, frisou o secretário Wilson Alecrim.
Neste ano, as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante já resultaram na realização de 1.117 cirurgias gerais e ginecológicas; 2.593 cirurgias de catarata; 25.200 consultas nas especialidades de oftalmologia, com a dispensação de 12.887 óculos; além de 3.719 consultas médicas distribuídas em especialidades como ginecologia, pediatria, cardiologia, urologia, neurologia e gastroenterologia.