Amazonas Saúde Itinerante encerra as atividades de janeiro com ação de atendimento em Manacapuru
Encerrando as atividades do Amazonas Saúde Itinerante, relativas ao mês de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) leva as ações do programa, neste final d semana, ao município de Manacapuru (distante 84 quilômetros de Manaus). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, no município será realizada uma jornada de consultas médicas na especialidade de Oftalmologia. O atendimento começa neste sábado (30) e acontecerá também no domingo e na segunda-feira (31/01 e 01/02). A expectativa é de que aproximadamente 1,2 mil pessoas sejam atendidas. A ação tem a parceria da Prefeitura de Manacapuru.
O secretário explica que, neste tipo de atendimento, as pessoas que saem da consulta com prescrição para uso de óculos, terão direito a receber o acessório, que é confeccionado também com os recursos do programa. “A entrega dos óculos é feita posteriormente, pois a prescrição é encaminhada para confecção na ótica e depois o acessório é enviado ao município. O paciente faz a retirada na unidade de saúde onde foi atendido”, explica Pedro Elias.
Neste mês de janeiro, as ações do Amazonas Saúde Itinerante foram levadas aos municípios de Itacoatiara, Manacapuru e Iranduba. “Na próxima semana deveremos anunciar um cronograma de cirurgias de catarata, que estão previstas para ocorrer em Apui, Anori, Anamã e Beruri”, disse Pedro Elias.
Criado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso dos moradores do interior a serviços de diagnósticos e tratamentos que eram oferecidos somente na capital, o Amazonas Saúde Itinerante fechou o ano de 2015, com um total de 102 ações, executadas em 55 municípios. “Totalizamos 38.632 atendimentos, o que dá uma média de 3.220 por mês”, destacou Pedro Elias.
Entre os atendimentos, estão incluídas 19.717 consultas oftalmológicas; a dispensão de 11.691 óculos; 1.390 cirurgias de catarata; 1.437 cirurgias gerais; 4312 consultas médicas especializadas e 161 cirurgias de lábio leporino.