Amazonas participa de oficina de planejamento para qualificação do cuidado em hipertensão e diabetes na saúde do estado

Oficina visa fortalecer a Atenção Primária com capacitação técnica para profissionais da saúde no Amazonas

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM

Com foco na qualificação do cuidado prestado na Atenção Primária à Saúde (APS), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa, nesta terça e quarta-feira ( 22 e 23/07), da oficina de planejamento promovida em parceria com o Hospital Albert Einstein, integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

A oficina tem como objetivo apoiar o planejamento de ações voltadas à melhoria da qualidade do cuidado prestado às pessoas com hipertensão, diabetes e às mulheres que estão no ciclo gravídico-puerperal. A iniciativa também visa a adaptação de um curso formativo que será implementado no estado, com base nos indicadores epidemiológicos e nas necessidades regionais.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o Amazonas tem avançado significativamente na qualificação da Atenção Primária. “Essa iniciativa representa mais um passo importante na consolidação de um cuidado mais resolutivo e próximo da população. A formação dos nossos profissionais é essencial para fortalecer as redes de cuidado e garantir uma saúde pública mais equânime, integral e eficiente em todo o estado,” destacou a secretária. 

Durante a abertura da oficina, foram apresentados os fundamentos do projeto, sua estrutura e os passos para sua execução no estado. A programação inclui momentos de construção coletiva para a formação de um núcleo estadual que atuará na coordenação das atividades do projeto, além da definição das estratégias de implementação e de acompanhamento.

A iniciativa considera as particularidades da região amazônica, como distâncias geográficas, desafios logísticos e acesso à internet, com o intuito de adaptar a metodologia formativa e garantir que o curso chegue a todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos níveis médio, técnico e superior.

Segundo a secretária executiva adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Nara Núbia Esquivel, a oficina representa um marco importante para o fortalecimento da APS. “A qualificação dos profissionais de saúde é fundamental para o cuidado às pessoas com condições crônicas e àquelas que gestam. Essa capacitação vai impactar diretamente na melhoria da qualidade do atendimento prestado, com mais segurança, equidade e integralidade”, afirmou.

O médico de família e comunidade do Hospital Albert Einstein, Guilherme Antoniacomi, que atua como facilitador da oficina, destacou a importância de uma abordagem centrada nas necessidades do território. “Nosso objetivo é que o curso não seja apenas um produto pronto e replicado, mas sim adaptado à realidade local, considerando os principais indicadores epidemiológicos e a estrutura da rede de serviços”, explicou.

Ao final da oficina, será definido o desenho operacional do projeto no estado, contemplando as diretrizes clínicas, a organização das linhas de cuidado, o plano de formação dos profissionais e as estratégias de monitoramento e avaliação dos resultados.

O evento integra uma ação nacional que contempla todas as Unidades Federativas, com foco na disseminação de boas práticas e na consolidação de redes de cuidado resolutivas, humanizadas e equitativas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).