Alecrim visita instalações da UPA Campos Sales
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, fez nesta quarta-feira (26), uma visita de inspeção às instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que o Governo do Estado vai inaugurar, em breve, na comunidade Campos Sales, localizada no bairro do Tarumã, zona Centro-Oeste. Ele manteve a previsão de que até meados de julho deve ser concluída a fase de instalação e teste dos equipamentos, o que permitirá fazer a programação de abertura da unidade à população. “Estamos trabalhando de forma a garantir que até o final de agosto, após essa fase de teste dos equipamentos, todos os serviços e a equipe da UPA Campos Sales estejam organizados, para atender a comunidade dentro do padrão de qualidade condizente com como a nova estrutura”, disse Alecrim.
As UPAs são unidades de atendimento de urgência e emergência, que funcionam 24 horas por dia, atuando de forma intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os Prontos Socorros. A UPA Campos Sales terá uma estrutura de 20 leitos (de observação), adotará o protocolo de Classificação de Risco – em que o atendimento prioriza os casos de maior gravidade – e oferecerá atendimento de urgência em clínica médica, pediátrica e cirúrgica; ortopedia e odontologia.
Na visita à nova UPA, nesta quarta-feira, Alecrim esteve acompanhado do secretário municipal de Saúde, Evandro Melo. Os dois gestores estão discutindo detalhes da atuação integrada entre a nova unidade de saúde de urgência do Governo do Estado e as unidades da rede municipal que já estão em funcionamento ou que também serão inauguradas em breve, naquela área da cidade.
Na comunidade Campos Sales, a Prefeitura já mantém uma Unidade Básica de Saúde da Família de padrão ampliado, inaugurada em agosto de 2011. Evandro Melo antecipou que mais duas unidades, neste mesmo padrão, deverão ser entregues no segundo semestre deste ano, em comunidades vizinhas. “Considerando as UBSFs do Campos Sales e do Parque São Pedro, que já estão em funcionamento; as duas UBSFs que vamos inaugurar e a UPA que será entregue pelo Governo do Estado, estaremos assegurando uma boa cobertura de serviços na Atenção Primária e de média complexidade de urgência para uma região que tem registrado um grande crescimento populacional, com conseqüente aumento de demanda pelos serviços de saúde”, frisou Evandro Melo.
Wilson Alecrim destacou que o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus estão empenhados em estabelecer um modelo de atuação coordenada, que amplie a oferta dos serviços de saúde, assegurando o acesso da população a uma rede de atendimento mais organizada. “Estado e município têm, cada um, suas responsabilidades e seu papel no sistema de saúde público. Mas é fundamental que esses dois entes, apoiados pelo Governo Federal, deixem de atuar de forma individualizada e passem a atuar em rede, de maneira territorializada e garantindo o fluxo correto de atendimento”, afirmou o secretário estadual de saúde.