Adriano Jorge realiza atividades de sensibilização de pacientes e familiares do serviço de transplan
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promoveu nesta quarta-feira (20), a segunda edição do projeto de sensibilização para doação de órgãos: Doar é um ato de amor. A atividade incluiu a apresentação de palestras e vídeos educativos sobre as doenças do fígado e o trabalho do assistente social no Ambulatório de Transplante Hepático para pacientes e familiares, além de servidores da FHAJ.
Atualmente, 198 pacientes de pré e 104 pacientes de pós-transplantes realizam acompanhamento no Ambulatório da Fundação. Segundo o secretário estadual de Saúde, em exercício, José Duarte dos Santos Filho, a meta é realizar o primeiro transplante de fígado ainda neste ano, na instituição.
O diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, afirmou que nesta segunda edição, o projeto teve como foco a sensibilização dos pacientes. “Informação é essencial para o sucesso e realização dos primeiros transplantes de doador falecido no Amazonas. É com imensa satisfação que vemos o projeto, que já deu certo, executando atividades de sensibilização, motivando pessoas a continuarem tratamento e a participarem da campanha de incentivo à doação de órgãos”, destacou. O Dr. Fernando Fonseca, coordenador de transplantes da FHAJ, disse que agora o desafio é sensibilizar a sociedade para a doação de órgãos.
Para falar e dar o exemplo da importância da doação e do serviço, o paciente Edson Alencar, falou sobre o seu transplante duplo, de rim e fígado. “Eu quero sensibilizar a todos para o quanto foi importante a doação de uma família. Hoje estou vivo e bem, estou saudável e que tenho autodisciplina. Não tenham medo. Minha vida foi salva pelo transplante”, disse seu Edson.