Nova doação de rins recebida pela Susam beneficia dois pacientes
Dois pacientes portadores de doença renal crônica e que dependiam de hemodiálise, receberam transplante de rim, nesta quarta-feira (31), beneficiados pelo programa de captação de doares de órgãos e tecidos, da Central de Transplantes do Amazonas. De acordo como secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a doação foi autorizada pela família de um paciente de 30 anos, que estava internado no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio e que, na última terça-feira, teve morte encefálica confirmada. Além dos rins, a doação incluiu as córneas do paciente.
Nesta quarta-feira, pela manhã, um pacientes de 31 anos de idade recebeu um dos rins doados. Na parte da tarde, foi realizado o transplante do segundo rim, que beneficiou outro paciente do sexo masculino, de 29 anos. Os dois permanecem internados, com boa evolução do pós-operatório.
As córneas doadas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Amazonas, para análise clínica e testes, com posterior liberação para o transplante.
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que os órgãos captados pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – as chamadas CIHDOTTs – beneficiam pacientes que estão aguardando em uma lista única, definida pela Central de Transplantes do Estado e controlada pelo Ministério da Saúde.
Com os dois transplantes desta quarta-feira, chega a 25 o número de transplantes de rins realizados neste ano, em Manaus. Desses procedimentos, 14 foram realizados a partir de doador falecido e 11 entre vivos.
Campanha de sensibilização – Em agosto, a Central de Transplantes do Amazonas vai realizar uma campanha de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos, como gesto para ajudar a salvar vidas. “Sou Solidário com a Vida. Sou Doador de Órgãos” é o tema da campanha, que incluirá palestras, blitze educativas, capacitação de profissionais entre outras atividades, detalha da coordenadora da Central de Transplantes, médica Leny Passos.
Em 2012, o Amazonas registrou crescimento de 35% no número de transplantes realizados e foi destaque no ranking organizado pelo Ministério da Saúde para o acompanhamento deste indicador.
A tendência é expandir este procedimento de alta complexidade. A Fundação Hospital Adriano Jorge está sendo preparada para dar início, ainda neste ano, à realização de transplantes de fígado e o Hospital Universitário Francisca Mendes, para realizar transplante de coração, a partir de 2014.