Fundação Alfredo da Matta promove Jornada de Iniciação Científica
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão do Governo do Estado, completa esta semana 58 anos de serviços prestados à Saúde Pública do Amazonas. Para comemorar a data, a instituição organizou uma programação especial, que terá início nesta segunda-feira (26) e inclui palestras, apresentação de resultados de projetos de iniciação científica, exposição de arte e outras atividades que envolverão servidores, acadêmicos, usuários dos serviços da unidade e convidados.
A programação começa com foco na área de Ensino e Pesquisa, com a realização da V Jornada Científica da Fundação Alfredo da Matta – PAIC 2012-2013. Nesta segunda-feira (26), a partir das 8h, os bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) 2012-2013 apresentarão, no auditório Damião Litaiff (na sede da Fuam), os resultados finais de seus projetos.
Dentre os assuntos pesquisados pelos bolsistas há temas como avaliação de incapacidades físicas de ex-pacientes de hanseníase; recidivas (recaída) e resistência medicamentosa em hanseníase; infecção por clamídia (doença sexualmente transmissível); estudos epidemiológicos de leishmaniose tegumentar americana (LTA) e de lobomicose (doença causada por um fungo); freqüência e aspectos epidemiológicos do HPV (o papilomavírus humano) em pacientes voluntários, dentre outros.
Na terça-feira (27), pesquisadores convidados farão a apresentação de temas relacionados às áreas da dermatologia priorizadas na FUAM, além de assuntos que rememoram a história do patrono da instituição (o médico Alfredo da Matta) e da própria dermatologia: “Dr. Alfredo da Matta e a dermatologia na Amazônia; História da dermatologia, projetos em desenvolvimento na FUAM; Oncologia cutânea, Biologia molecular aplicada à saúde e Genética na hanseníase serão alguns dos temas apresentados.
Cultura e confraternização – Durante toda a semana de comemorações, os artistas plásticos Cláudio Andrade e Mirella Andrade estarão com uma belíssima exposição de telas no hall de entrada da Fundação. Serão 18 telas com trabalhos que retratam a Amazônia, encantam o mundo e poderão ser conferidos por servidores, usuários, acadêmicos e a comunidade em geral.
No dia 28, data do aniversário de 58 anos da instituição, servidores e demais colaboradores da Fuam participam de um culto ecumênico seguido de um coquetel. A comemoração reunirá todos no auditório e pátio interno da Fundação.