Alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre doação de órgãos
Nesta terça-feira (24), a Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) durante toda esta semana, será marcada pela exposição e premiação de trabalhos sobre o tema, realizados por alunos de escolas públicas, como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), executado em parceria pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação. A abertura do evento acontecerá às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Adrianópolis. Além da exposição dos trabalhos, haverá a apresentação de peças teatrais, produzidas pelos estudantes, sobre a temática da doação de órgãos.
O concurso que terá premiação nesta terça-feira envolveu alunos do Ensino Fundamental. Serão apresentados o vencedor na categoria Melhor Frase sobre doação de órgãos e, também, os 1º, 2º e 3º colocados no concurso de tirinhas sobre tema. Na semana passada, como parte do esforço para envolver os estudantes no trabalho de esclarecimento e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos, foi lançado outro concurso com a mesma finalidade, voltado para alunos do Ensino Médico. Num trabalho desenvolvido com o suporte de gestores e professores previamente capacitados, os estudantes serão estimulados a produzir slogans e filmes de 1 minuto sobre o assunto. Os vencedores serão anunciados em novembro.
Reconhecimento – A abertura oficial da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Susam. Durante a solenidade, forem entregues certificados de reconhecimento aos gestores dos hospitais que realizam o trabalho de notificação e captação de órgãos e córneas e de instituições envolvidas em todo o processo destinado à transplantação dos órgãos doados. Receberam o certificado o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, o Pronto Socorro 28 de Agosto, o Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Araújo; a equipe de captação de órgãos do Hospital Adriano Jorge, o Hospital Santa Júlia, o Pronto Socorro da Criança da Unimed e o Instituto de Oftalmologia de Manaus.
No Amazonas, a rede pública de saúde já realiza transplantes de rins e de córneas. No caso dos transplantes de rins, o procedimento é realizado tanto entre doadores vivos como a partir de doador falecido. No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes.
No Estado, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e até agosto deste ano somava 230 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em 2011 e 67 procedimentos desse tipo já foram realizados, graças ao gesto de 39 famílias, que autorizaram a doação.
Em relação ao transplante de córneas, o procedimento começou a ser realizado no Estado a partir de 2003, com a realização de 992 cirurgias até o último mês de agosto.
O Estado também está se preparando para iniciar a realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, e de coração, no Hospital Francisca Mendes.