Susam recebe duas doações de órgãos para transplantes
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) recebeu mais duas autorizações de doação de órgãos e tecidos. As doações irão beneficiar pacientes que aguardam por transplantes de rins e córneas. A primeira autorização foi dada pela família de um jovem de 17 anos, que estava internado no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, vítima de trauma cranioencefálico, decorrente de ferimento por arma de fogo, e que teve morte cerebral confirmada na terça-feira. A outra doação ocorreu nesta quarta-feira (25) e foi feita pela família de uma paciente de 55 anos, internada no Pronto Socorro 28 de Agosto com diagnóstico de edema cerebral, que evoluiu para morte encefálica.
O gesto dessas duas famílias, que mesmo passando por um momento de perda e de dor tomaram uma decisão destinada a salvar a vida de outras pessoas, tem um simbolismo todo especial nesta semana em que o Governo do Estado está realizando a campanha de incentivo à doação de órgãos”, disse o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. A campanha teve início na segunda-feira (23) e prossegue até sexta-feira (27), Dia Nacional do Doador de Órgãos.
De acordo com as informações da Central de Transplantes do Governo do Estado, um jovem, também de 17 anos, e uma criança de 8 anos, ambos doentes renais crônicos e dependentes de sessões de hemodiálise, foram os primeiros beneficiados pelas doações. Cada um recebeu um rim do rapaz que foi a óbito, em procedimentos cirúrgicos que ocorreram na manhã e início da tarde desta quarta-feira.
As equipes da central estavam mobilizadas no processo de identificação de mais dois receptores compatíveis, para a realização das cirurgias com os rins da paciente que foi a óbito no HPS 28 de Agosto.
As quatro córneas, dos dois doadores, seguiram para o Banco de Olhos do Amazonas, onde passarão por análise clínica e testes para posterior liberação para o transplante.
A coordenadora da Central de Transplantes do Amazonas, médica Leny Passos, frisa que os transplantes de rins são a única esperança para pacientes portadores de doença renal crônica, que dependem do tratamento de hemodiálise para sobreviver. Esse é um tratamento que precisa ser feito em sessões, três vezes por semana, e que limita a vida dos pacientes, impedindo-os de fazer atividades simples como trabalhar ou estudar. A partir do transplante, eles iniciam uma nova vida.
Os pacientes beneficiados com o transplante de córneas são pessoas portadoras de cegueira parcial ou total, que têm no transplante a chance de voltar a enxergar.
No Amazonas, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e, até o último mês de agosto, somava 230 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em 2011 e 67 procedimentos desse tipo já foram realizados, graças ao gesto de 39 famílias, que autorizaram a doação.
Em relação aos transplantes de córnea, o procedimento começou a ser realizado no Estado a partir de 2003, com 992 cirurgias feitas até o último mês de agosto.
Campanha – Nesta quinta-feira (26), a programação da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), incluirá uma ação educativa no Amazonas Shopping, a partir das 10h, e também a participação numa caminhada promovida pela Associação dos Renais Crônicos do Amazonas, que pretende sensibilizar a população sobre a importância das doações para quem está na fila do transplante.
A concentração da caminhada será a partir das 8h, na frente da sede da Associação, que fica na rua Codajás, na Cachoeirinha, próximo à Clínica Renal. De acordo com a coordenação do evento, de lá a caminhada inicia o percurso que passará pelas ruas Duque de Caxias, Boulevard, Maceió e Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), com chegada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, onde os participantes devem soltar balões brancos.
Nesta quarta-feira, as atividades da campanha foram destinadas ao processo de sensibilização das Comissões Intra-Hospitalares, formadas para coordenar as ações relacionadas à doação de órgãos e aos transplantes. A programação ocorreu nos Hospitais Dr. João Lúcio, Dr. Platão Araújo, Francisca Mendes, 28 de Agosto e Adriano Jorge.
Na sexta-feira, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos, uma celebração ecumênica será realizada às 19h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado. Da celebração devem participar familiares de doadores de órgãos.