Susam e UEA inscrevem para simpósio sobre Saúde da Criança
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai realizar, no dia 14 deste mês, o I Simpósio Amazonense de Saúde da Criança. O evento, que tem a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vai reunir profissionais e acadêmicos da área da saúde e abordará, como tema central, as Atualidades e Práticas para a Redução e Prevenção da Mortalidade Infantil. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o simpósio será transmitido para os municípios, através do sistema de Telessaúde da UEA, e os profissionais do interior do Estado também podem se inscrever.
As inscrições para o simpósio podem ser feitas até o próximo dia 10, na coordenação do curso de Enfermagem da UEA (na Escola Superior de Ciências da Saúde – ESA, av. Carvalho Leal, Cachoeirinha, 4º andar). A taxa de inscrição é de R$ 50 para profissionais de saúde e R$ 25, para acadêmicos.
A primeira parte da programação do evento, no período da manhã, incluirá três palestras: Atenção Perinatal no Amazonas: estatísticas e rede de atenção, ministrada pelo médico neonatologista Jefferson Pereira Guilherme; Organização dos Serviços de Saúde para a Atenção Perinatal: estratégia Rede Cegonha, proferida pela assistente social Loiana Melo; e “Perspectivas e Práticas na Assistência ao Parto, ao Puerpério e ao Recém-Nascido: Impacto na Mortalidade Perinatal, apresentada pelo pediatra Luís Alberto Mussa Tavares.
No período da tarde, a programação será marcada por uma exposição de trabalhos científicos, sobre temas correlatos aos debatidos durante o simpósio.
Outro destaque da programação será o lançamento oficial de uma revista digital em quadrinhos sobre Aleitamento Materno, produzida pela Coordenação de Saúde da Criança, da Susam, também numa parceria com o núcleo de Telessaúde da UEA. O gibi passará a ser utilizado nas ações de promoção, apoio e estímulo ao aleitamento materno, promovidas pela rede pública de saúde e, também, pelo pólo de Telessaúde da UEA, nas atividades de capacitação de profissionais do interior do Estado.
O conteúdo da publicação foi desenvolvido com a supervisão de uma equipe de profissionais (pediatras, enfermeiros e psicólogos), com grande experiência na abordagem de temas relacionados ao aleitamento materno. A opção pelo formato e a linguagem do gibi têm a finalidade de trazer para as ações o reforço do público infanto-juvenil.
Katherine Benevides, coordenadora estadual de Saúde da Criança, frisa que o aleitamento materno tem um impacto muito relevante na redução de indicadores de mortalidade infantil. É necessário estar sempre desenvolvendo ferramentas novas para a abordagem do tema e sua divulgação, disse a coordenadora.
Maiores informações sobre o simpósio podem ser obtidas pelos telefones 3878-4351 e 3643-6390; nos sites www.uea.edu.br e www.saude.am.gov.br; e também pelo e-mail: saudedacriança@hotmail.com.