Governo envia à Aleam projeto de criação de dois novos serviços de Saúde Mental.
O Governo do Estado encaminhou à apreciação da Assembleia Legislativa as mensagens de criação, na estrutura da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e do Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a medida faz parte dos preparativos finais para a entrada em funcionamento dos dois serviços, de grande alcance na área de saúde e social, que devem ser inaugurados pelo governador Omar Aziz neste primeiro trimestre do ano.
O SRT, localizado no bairro de Santa Etelvina e vinculado ao Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, será o novo lar dos pacientes que ainda permanecem internados no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, porque não possuem nenhum suporte familiar e precisam permanecer sob a responsabilidade do Estado. De acordo com Alecrim, as obras do SRT – um conjunto de oito moradias, cada uma com capacidade para receber cinco pacientes – estão em fase de conclusão e o serviço deve ser inaugurado até o final de fevereiro.
“No SRT os pacientes continuarão a receber acompanhamento multidisciplinar, com o suporte do CAPS Silvério Tundis, uma unidade que também foi totalmente reformada. Estamos no processo de contratação dos 36 cuidadores que também darão suporte aos moradores do serviço, em regime de 24 horas”, destacou Alecrim.
O Centro de Reabilitação em Dependentes Química – o primeiro da rede pública no Amazonas – será um serviço especializado para internação e tratamento de adolescentes e adultos, dependentes de álcool e outras drogas, também mediante atendimento multidisciplinar. O CRDQ está sendo construído no quilômetro 52 da Rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e terá capacidade para receber 120 pacientes internos, pelo período médio de 90 dias. “Nossa previsão de inauguração do serviço pelo governador Omar Aziz é para o mês de março”, informou Alecrim.