Governo realiza programação especial de comemoração dos 10 anos da Maternidade Ana Braga
O Governo do Amazonas realizará uma programação especial para comemorar os 10 anos da Maternidade Ana Braga (alameda Cosme Ferreira, s/nº, São José I, zona Leste). A partir deste sábado (10) até a próxima sexta-feira (16), diversos serviços serão oferecidos na unidade, por órgãos estaduais e entidades parceiras da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Inaugurada no dia 10 de maio de 2004, a Ana Braga contabiliza mais de 95 mil partos nesses 10 anos de atividade. A Maternidade é credenciada como Hospital Amigo da Criança, título concedido pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, ressalta o comprometimento da unidade, na promoção de ações de apoio e estímulo ao aleitamento materno, o que lhe credenciou ao recebimento do título de Hospital Amigo da Criança. O secretário também destaca a importante contribuição que a unidade tem dado à prática do parto humanizado.
A maioria das atividades de comemoração dos 10 anos da Maternidade Ana Braga está programada para acontecer a partir das 9h, no auditório e no estacionamento da unidade. Neste sábado (10), às 9h, será realizada a cerimônia de aniversário, com apresentação do Coral da Maternidade. No domingo (11), no mesmo local e horário, será encenada a peça teatral – De Salto Alto-, com a companhia Artcena. O espetáculo conta a história de três mulheres em três fases diferentes da vida. As personagens passam a ver os pontos positivos e negativos na vida uma das outras. O evento é aberto ao público externo.
Na segunda e terça-feira (12 e 13), acontecerá a 10ª Semana de Enfermagem, com o tema “Valorização da Saúde do Trabalhador Visando à Melhoria no Cuidado Multiprofissional. Serão diversas palestras voltadas para a equipe de enfermagem e demais profissionais da Maternidade. Os temas das palestras são Saúde do Trabalhador, Biossegurança, Saúde Íntima da Mulher e Atribuições do Serviço Social na Área da Saúde.
Além das palestras, na quarta-feira (14), das 8h às 12h, também no auditório, será realizada a “Oficina de Atualização de Urgência e Emergência durante o Trabalho de Parto”. Nos dias 15 e 16, acontecerá o workshop “Coaching”, com a master coach, Cintia Seabra, certificada internacionalmente pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e que também é diretora comercial da Seabra Coaching, que realiza treinamentos, cursos, workshops e palestras com foco em resultados e melhora de performance. Cintia Seabra participou de pesquisas inéditas no Brasil na Universidade de São Paulo (USP), que tiveram grande repercussão internacional com artigos em revistas nacionais e internacionais.
Atividades no estacionamento – De segunda a sexta-feira (12 a 16), serão oferecidos, no estacionamento da Maternidade, diversos serviços de orientação para a população em geral, por meio da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), órgão subordinado à Casa Civil do Governo do Estado, e do ônibus da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
O Ônibus da Mulher da SEPM possui dois gabinetes, sendo um da Delegacia da Mulher e outro de Atendimento Psicossocial. Além disso, será feita a panfletagem dos serviços de atenção à mulher e da Lei Maria da Pena. O horário de atendimento será das 9h às 15h.
O Ônibus da Justiça Itinerante dispõe dos seguintes serviços: divórcio consensual; reconhecimento de paternidade; pensão alimentícia; danos materiais; ação do não cumprimento de locação de imóvel; ação de não recebimento de dívida; regularização do direito de visitar o filho mediante o acordo; e demais obrigações. O horário de funcionamento será das 8h às 14h.
Ações nas escolas estaduais – A programação especial da Maternidade Ana Braga não se resume apenas dentro da unidade de saúde. De 13 a 16, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), a Maternidade levará uma atividade cultural para as escolas estaduais da zona Leste, apresentado o tema “Gravidez na Adolescência” com o apoio do Grupo de Teatro da Casa Mamãe Margarida, instituição social que abriga meninas em situação de risco social.
Programação
10 de Maio
Cerimônia Comemorativa com o Coral da Maternidade
Local: Auditório da Maternidade Ana Braga
Horário: 9h
11 de Maio
Peça Teatral – De Salto Alto – da Artcena
Local: Auditório da Maternidade Ana Braga
Horário: 9h
12 a 13 de Maio
X Semana de Enfermagem
12 a 16 de maio
Ônibus da Mulher
Local: Estacionamento da Maternidade
Horário: 9h às 15h
12 a 16 de maio
Ônibus da Justiça Itinerante
Local: Estacionamento da Maternidade
Horário: 8h às 14h
14, 15 e 16 de Maio
Palestras, oficina e workshop
Auditório da Maternidade Ana Braga